Filtro ou purificador de água? Qual a melhor opção para sua casa

1
1710

Água fresquinha e de boa procedência é um verdadeiro remédio para a saúde e bem-estar, afinal, esse líquido precioso equilibra a temperatura corpórea, purifica,  hidrata e, ainda por cima, combate o inchaço e garante o bom funcionamento dos rins. É por essas e outras que devemos aproveitar esse recurso natural ao máximo. Uma boa maneira de fazer isso, é ter filtros ou purificadores de água em casa. Você sabe qual dessas opções é a melhor? Então continue lendo o nosso artigo e descubra qual é alternativa ideal para a sua residência.

Por que usar purificador ou filtro de água?

O uso de purificadores ou filtros não é um luxo, é uma necessidade. A água nossa de cada dia, ainda que passe pela estação de tratamento ou mesmo que a caixa d´água da sua casa seja limpa e bem conservada, está sujeita a sujidades e contaminações, especialmente quando há rachaduras nas tubulações e a higienização dos reservatórios domésticos não é adequada. Isso significa que para ter uma água pura e saudável, ela precisa passar por filtros ou purificadores.

Como funcionam os filtros e purificadores?

Existem duas maneiras de obter água potável: através de aparelhos por pressão ou por meio de aparelhos por gravidade. Os aparelhos por pressão são os bebedouros e purificadores, enquanto os aparelhos por gravidade são os filtros de barro, plástico e porcelana. Os bebedouros possuem um sistema de filtragem que transfere gradualmente a água de um recipiente para outro com o auxílio de uma vela. Já os purificadores são equipamentos que filtram a água a partir da força da rede hidráulica da residência, que impulsiona o líquido para que ele passe pelo elemento filtrante, normalmente carvão ativado. Vale destacar que ambos os métodos são eficazes.

Que cuidados se deve ter ao adquirir um purificador ou filtro?

Segundo o INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, os consumidores devem verificar se o aparelho possui o selo de qualidade no produto e também na embalagem. Isso ajuda a garantir  o bom desempenho para a filtragem de partículas, a eficiência bacteriológica e a capacidade de redução de cloro. É importante também pedir referências sobre o produto para amigos e familiares, pesquisar a reputação da marca na internet e levar em consideração a estética do ambiente, escolhendo o aparelho que fique mais bonito e harmonioso no espaço de acordo com a decoração.

Conheça alguns tipos de filtros e purificadores

  • Filtros de barro – Esse aparelho é mais rudimentar e muitas pessoas adoram a temperatura sempre fresca da água que ele proporciona.  O gotejamento da água nesse tipo de filtro é mais lento e para garantir a qualidade da água, a vela precisa ser lavada regularmente. A grande vantagem desse sistema é o baixo custo de aquisição.

  • Filtros e purificadores com camada mineral – Nesses aparelhos, a água passa por elementos filtrantes como quartzo, dolomita ou carvão. Eles são altamente indicados para remover resíduos químicos, incluindo o cloro. Vale destacar que esse tipo de aparelho deve ser trocado no prazo recomendado pelo fabricante.

  • Purificadores com aplicação de luz ultravioleta – Os purificadores com aplicação de luz ultravioleta melhoram consideravelmente a qualidade da água, pois eliminam bactérias. O único problema é que a água deve estar pré-tratada, a fim de remover os resíduos sólidos.

Confira os filtros e purificadores no nosso site, clicando nesse link. Outra boa opção, são as torneiras que já tem o filtro embutido, veja nesse link.

E aí, já tomou a sua decisão? Independentemente de qual seja a sua escolha, beba água abundantemente todos os dias. Especialistas recomendam no mínimo oito copos diários.
Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.