Festa infantil? Faça uma decoração linda com estas dicas

1
865

Este post é especial para mamães e papais que estão prestes a organizar um dos principais eventos da vida dos pequenos: a festa de aniversário. O desafio? Fazer uma linda decoração dentro de casa, de preferência gastando pouco.

Se você está buscando ideias que fazem um grande efeito e custam pouco, chegou a hora de começar a tomar notas e colocar as referências no papel. Para o artigo de hoje, reunimos as melhores técnicas e as maiores inspirações para você fazer uma decoração linda para a festa do seu filho! Confira!

Por onde começar?

O primeiro passo para organizar a festa é definir o número de convidados. Se a sua casa é pequena ou tem poucos banheiros, prefira fazer uma festa mais íntima. Ou, caso seja possível, reserve o salão de festas do seu condomínio ou próximo à sua casa. Logo depois, defina o montante total que você está disposto a gastar, desde a alimentação até a decoração.

Após definir esses dois itens principais, é hora de partir para as definições em conjunto com a criança (ou crianças), e a primeira delas é o tema da festa. A dica essencial para que seu evento seja um sucesso, inclusive, é envolver seu filho o máximo possível em todas as etapas de preparação da festinha, caso ele tenha idade suficiente para decidir.

O que não pode faltar?

Fundo da mesa

Geralmente a mesa é o centro da decoração nas festas em casa. Neste sentido, mais do que uma faixa de “Feliz Aniversário”, um fundo bem trabalhado dá a impressão de que a mesa está sendo “emoldurada” pela decoração. Se a festa tem um tema específico, é o fundo da mesa que dará o tom geral da decoração – portanto, capriche!

Balões

Estes não podem faltar! A escolha dos balões vai depender do seu orçamento e do tema da festa. Existem os mais variados tipos de balões disponíveis no mercado, desde os cheios com gás hélio, passando pelos metalizados e, claro, os mais convencionais (que todos nós já perdemos o fôlego tentando encher!). Eles podem compor lindamente a decoração e não há mistérios, basta comprar nas cores que compõem a temática da festinha.

Caso não saiba fazer esculturas em balões e não possua verba para contratar o serviço, não se preocupe! Procure fazer algo simples e lúdico. Uma dica fácil e que gera muito efeito é amarrar os balões coloridos (não enchê-los completamente, deixando-os menores, dá um melhor resultado) em palitinhos de acrílico e acomodá-los dentro de vasos de vidro, posicionando-os ao lado do bolo.

Uma outra variação do balão comum é o balão-surpresa. Como seu tamanho é maior, é possível que nele sejam inseridas surpresinhas, como balas ou brinquedos menores. São como as piñatas, só que mais baratos! No entanto, muito cuidado ao utilizar os balões-supresas com brinquedos que possam machucar as crianças. Se você tem quintal e o clima estiver quente, uma outra opção é encher estes balões com água para o fim da festa: é diversão garantida!

Protagonista da festa: a mesa

A mesa é, sem dúvida alguma, o principal item de decoração da festa. Afinal, o momento alto do aniversário – quando se canta o parabéns – acontece em volta dela. Não existem regras para arrumá-la mas, sempre que surgir uma dúvida, pergunte-se se o convidado terá facilidade ao se servir. Assim, você evita que os participantes da festinha acabem se sujando ao tentar pegar uma guloseima que está mais ao fundo. Uma dica infalível é começar a decoração do meio para as laterais da mesa.

Escolha uma toalha bonita e que fácil seja de limpar (as descartáveis são uma boa alternativa). Um material bastante indicado para a tarefa de cobrir a mesa é o tnt. Fininho, ele confere um charme bonito e ainda pode ser lavado ou inutilizado após a festa.

Além do bolo

Os docinhos e as guloseimas são itens fundamentais para compor a decoração. Para economizar na hora de decorar mas manter o tom da festa, invista em utensílios de vidro. Travessas, garrafas e até jarros ficam super interessantes quando combinados com o colorido de balas e doces.

Você pode optar por contratar um serviço de doces e salgados para a festinhas que garantem a excelência na apresentação dos pratos, mas, caso prefira fazer por si mesmo, abuse de confetes coloridos para os docinhos e de forminhas charmosas para os salgados. Cupcakes estão em alta e você pode reinventá-los usando bolo de caixinha e claras em neve com saborizador e corante para criar seus próprios cupcakes. Pratinhos, copinhos e guardanapos coloridos também podem ajudar a quebrar o neutro usado nas louças para expor as guloseimas. Se a festa tem um tema, a coisa toda fica ainda mais fácil!

A regra de ouro para a decoração ser um sucesso é repetir e combinar as cores do tema por todos os objetos e até mesmo na comida! Justamente porque irá acontecer na sua casa, é interessante que o evento também tenha o clima mais intimista possível – receber os convidados na sala ou na varanda é uma boa opção para manter a festa aconchegante como deve ser.

Pronto para começar a festinha? Se tiver mais dicas para uma decoração bonita e barata, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.