É festa! Como decorar a casa para ocasiões especiais?

0
1097

Receber os amigos e a família em casa tende a ser muito agradável, especialmente se tudo for preparado com antecedência. Esta recepção torna-se ainda melhor quando a ocasião é especial. Neste caso, dá para caprichar ainda mais na decoração e na ambientação do seu “doce lar” para fazer aquela festa inesquecível, não é mesmo?

O fato é que tanto as recepções mais intimistas quanto os jantares e as celebrações com mais convidados merecem e podem receber um toque de bom gosto, beleza e estilo. Para isso, basta que o anfitrião use e abuse da criatividade para  tornar os eventos em casa ainda mais incríveis e especiais.

Quer aprender como decorar a casa para celebrações particulares? Então acompanhe nossas dicas!

Aniversários: defina o conceito e capriche na decoração de acordo com a faixa etária

 O primeiro passo para decorar a casa para um aniversário é definir o próprio conceito da decoração. Deve-se também considerar a idade do aniversariante: ela definirá a maioria dos elementos para a festa.  No caso de adultos, opte por decorações mais clássicas ou vintages. Elementos provençais, artigos de porcelana, cristais e uma bela prataria podem ser suficientes. As flores também caem super bem: arranjos em cima das mesas, nos cantos dos ambientes e mesmo para enfeitar bancadas da cozinha e do banheiro são uma boa aposta.

Caso o aniversário seja infantil, mesmo que você não contrate um painel e abra mão dos típicos balões, procure fazer uma ambientação mais adequada para a idade. Luminárias chinesas, pompons, estampa de poá e papelaria personalizada são itens que ficam maravilhosos em festinhas de crianças.

Noivados: economize nas finanças e esbanje na criatividade

 No casamento, você (ou os noivos que está recepcionando) já vai gastar o suficiente, certo? Portanto, no noivado o mais recomendado é que você economize na finanças e esbanje na criatividade. Utilize os elementos que você já tem em casa e procure reciclar objetos. Garrafas de vidro, por exemplo, podem se transformar em vasos de flores. Fabrique luminárias artesanais, use fitas para arrematar os guardanapos, abuse das fotografias do casal e assim por diante.  A decoração ficará linda, personalizada e com a cara dos noivos.

Aniversário de namoro ou casamento: romantismo na ambientação

 As datas românticas não podem passar em branco e, se a comemoração for acontecer em casa, capriche na ambientação! Aposte na meia luz, nos aromatizadores e nas velas. Porta-retratos espalhados pela casa e pétalas de rosa no chão também são super bem-vindos! Uma roupa de cama nova, uma mesa bem posta, um belo aparelho de fondue  e um bom vinho complementam a noite!

Natal em casa? Capriche ao criar o clima da data

 O Natal é uma das datas comemorativas mais aguardadas do ano: por isso mesmo a decoração deve ser pensada e executada à altura. Não abra mão da tradicional árvore e também das luzes natalinas. O ideal é montar uma decoração alegre e acolhedora. Em relação às cores, vermelho, branco e verde são atemporais, mas toques de dourado e prata são arrebatadores.

Se você for receber convidados para a ceia, monte uma bela mesa de jantar. Use uma toalha bonita, guardanapos de tecido, talheres brilhantes e um arranjo central elegante. Vale apostar em acessórios típicos como folhas secas, pinhas, paus de canela, frutas, castanhas, flores e nozes  para montar o arranjo. Mas lembre-se: cuidado com os excessos!

Ano Novo: modernidade e decoração clean

 Não é porque você passará o réveillon em casa que deve abrir mão da comemoração em grande estilo. Se for receber visitas na virada, invista em uma decoração clean e moderna. Os tons de nude, bege e o tradicional branco são super adequados. Use também taças, bandejas espelhadas, elementos de cristal e velas para decorar o ambiente. Se a ideia for deixar a casa mais alegre e irreverente, utilize arranjos de flores coloridas.

E você, costuma dar muitas recepções em casa? Tem mais ideias incríveis de decoração festiva? Não deixe de compartilhá-las conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria