Ferramentas organizadas: confira 5 dicas para manter tudo em ordem

0
87

Não importa se você é um profissional, que tem as ferramentas como instrumentos de trabalho, ou um amador, que dedica seus momentos de folga para os pequenos reparos da sua casa. Seja qual for o seu caso, manter equipamentos em ordem é fundamental para garantir agilidade e prazer à atividade e até aumentar a vida útil do material.

Por isso, sempre separe um tempo para manter as ferramentas organizadas e prontas para a próxima tarefa. Quer saber como fazer isso? Então, confira a seguir cinco dicas práticas e veja que não é tão difícil manter os equipamentos em ordem.

1. Instale um painel de parede

Uma maneira muito prática de organizar suas ferramentas é instalando um painel de parede para armazená-las. Ele ajuda tanto na hora de encontrar o que procura quanto após o trabalho, quando é preciso deixar tudo em ordem novamente.

Você pode escolher entre os painéis já prontos ou fazer o seu, usando chapas de metal e madeira, e ganchos para distribuir as ferramentas de acordo com a sua preferência.

2. Use caixas transparentes

Outra forma de manter a oficina sempre organizada e facilitar tanto a localização quanto a organização das ferramentas é utilizar caixas transparentes. Elas são úteis, inclusive, para aqueles itens que não se encaixam nos painéis de parede.

Geralmente as caixas transparentes de um mesmo modelo permitem o empilhamento, facilitando a armazenagem. Também é possível organizá-las em um armário ou um aramado.

3. Setorize sua oficina

A estratégia de setorizar a sua oficina também facilita o trabalho e a organização dos seus espaços. Assim, você sempre vai saber onde encontrar por aquela ferramenta  que está precisando sem a necessidade de revirar a oficina inteira.

Você pode ainda organizar os itens que usa com mais frequência em lugares mais acessíveis, facilitando o trabalho e mantendo suas ferramentas protegidas.

4. Mantenha uma rotina de organização

Sempre que for realizar alguma tarefa em sua oficina estabeleça um processo de trabalho que inclua a limpeza e a organização de todas as ferramentas que utilizou. Só depois desta etapa considere a tarefa concluída.

Se você deixar acumular para o próximo trabalho, rapidamente perderá o controle e terá que conviver com uma oficina em desordem. E isso vai tornar todas as tarefas mais demoradas e estressantes.

5. Exercite o desapego

Todo mundo tem suas ferramentas preferidas, que parecem fazer o trabalho render mais. Às vezes, é difícil se desfazer delas. O problema é quando guardamos equipamentos que realmente não usamos mais e que apenas ocupam espaço.

A oficina também é um lugar para exercitar o desapego. Itens que realmente não têm mais função precisam ser dispensados para liberar espaço para aquelas ferramentas que realmente utilizamos no dia a dia.

Estas são algumas dicas para manter suas ferramentas organizadas e sempre prontas para a atividade. Assim você verá que o trabalho renderá e será mais prazeroso. Além de todas as ferramentas que precisa para o seu trabalho, na Casa Show você também encontra acessórios para ajudar na organização da sua oficina. Confira!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria