Feng Shui no Jardim: 6 dicas para começar bem

2
1209

A origem do Feng Shui está em “O livro dos enterros”, obra do mestre chinês Guo Pu. Os ideogramas representam vento (Feng) e água (Shui), que seriam, de acordo com a filosofia “yin/yang”, a arte de harmonizar o ambiente, conservando as energias positivas e redirecionando as negativas.

A arte do Feng Shui é bastante utilizada em jardins e áreas externas. Para funcionar, os elementos água, fogo, terra, madeira e metal devem estar em harmonia.

Se você também quer utilizar esse conceito no seu jardim, saiba que não tem mistério. Basta deixar o centro livre para a energia circular e se concentrar nas extremidades. Não esqueça de usar cada elemento com personalidade e veja algumas dicas para começar bem:

1. Use as plantas para atrair positividade

Espalhe plantas em todo o jardim. Dessa forma, as melhores energias serão atraídas para a sua vida. Por exemplo, se você deseja mais amor, plante uma árvore-da-felicidade fêmea e outra macho. Segundo Cristina Bevilaqua Monteiro, consultora em design, isso atrai harmonia.

Quem precisa de uma ajuda extra no trabalho deve ter orégano e manjericão. Além de ótimos temperos, eles atraem prosperidade. Para a saúde, plante alecrim, que era usado pelos xamãs para curar as doenças da alma.

O lírio-da-paz e as orquídeas favorecem a convivência familiar e as boas relações. Para acabar com o mau-olhado aposte na arruda e, para proteção do lar, tenha um canteiro de alfazema.

2. Reforce o elemento terra com pedras

O elemento já é bastante presente no jardim, pois é sobre a terra que tudo se ergue e é nela que tudo vive. Porém, você pode reforçar esse elemento com pedras de vários tamanhos. Elas se conectam muito bem com flores e plantas.

3. Use uma fonte ou lago para ter o equilíbrio perfeito

Instale uma fonte de água ou um lago com peixes. É importante que a água esteja em movimento para deslocar o ar, que é a energia (o Chi). Além disso, a água parada favorece a proliferação dos mosquitos e fica suja. Dessa forma, a energia do ambiente é contaminada.

4. Represente o fogo com uma churrasqueira

Na outra extremidade do jardim, você pode instalar a churrasqueira. Ela vai representar o elemento fogo de forma estimulante e estará em um local onde os amigos poderão se reunir. Você pode complementar a área com flores vermelhas, como hibiscos, gerânios e calêndulas.

5. Plante árvores para buscar a longevidade

A madeira está presente nas árvores e arbustos. Ela pode estar em todo o jardim, pois representa longevidade. Nesse local, pode haver uma macieira ou outra árvore frondosa, sob a qual você pode colocar um banco, namoradeira ou sofá de madeira para descansar à sombra.

6. Não esqueça do metal para completar a harmonia

O metal completa o Feng Shui e é um bom condutor de energia. Ele não pode faltar para completar a harmonia do jardim e pode estar na decoração ou em mesas e cadeiras ao redor da churrasqueira, que pode ser de metal. Também pode ser inserido em um playground para as crianças.

Gostou das dicas? Então compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer os benefícios do Feng Shui na decoração.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.