Família grande? Descubra como deve ser o apartamento ideal para crianças

0
1153

 

Famílias com filhos geralmente vivem um drama para encontrar o apartamento ideal. O imóvel deve ser grande o suficiente para acomodar a todos com conforto e, ainda, possibilitar uma decoração adequada para agradar a crianças e adultos. O apartamento ideal para crianças deve ser divertido, arejado, seguro e, claro, inspirar brincadeiras. Como os pequenos passam cada vez mais tempo estudando e se divertindo dentro de casa, analise se há espaço suficiente para estas atividades sem comprometer a rotina da família.

 

Não é impossível encontrar o apartamento ideal e adaptá-lo para adultos e crianças. Confira algumas informações que vão ajudá-lo a criar um espaço perfeito!

Coloque a segurança em primeiro lugar

Quando o assunto é o apartamento ideal para uma família com crianças, a segurança deve vir em primeiro lugar, especialmente se os filhos forem bebês ou tenham menos de três anos. Tenha em mente a importância de detalhes como travas de segurança, que são essenciais para impedir o acesso dos pequenos aos locais em que são armazenados itens perigosos, como produtos de limpeza e inflamáveis. Protetores de tomada também são fundamentais para evitar choques. Considere, ainda, a instalação de redes de proteção em varandas e janelas. Atualmente, há modelos para todos os gostos e que não interferem na decoração.

Avalie se há espaço suficiente para os pequenos brincarem

Com pouco ou nenhum acesso a um quintal ou jardim, crianças que vivem em apartamento acabam brincando dentro de casa mesmo. Leve este fato em consideração na hora de buscar o imóvel ideal. Analise se ele oferece um espaço adequado para os filhos brincarem de jogos de tabuleiro, carrinho e boneca. No caso de bebês, verifique se o apartamento dispõe de espaço suficiente para eles engatinharem ou usarem o andador. Crie áreas livres eliminando itens como mesinhas de centro e de canto e opte por peças que durem e que possam ser facilmente arrastadas na hora das brincadeiras infantis.

Analise itens com possibilidades para armazenamento e organização

Armazenamento e organização são itens importantes quando o assunto é o apartamento ideal para uma família grande com crianças. Considere adicionar itens que deixem os cômodos mais divertidos, como prateleiras flutuantes para guardar livros e bonecos. Também pintar as paredes do quarto com a cor preferida dos pequenos e utilizar camas com gavetas inferiores para facilitar o armazenamento de brinquedos e roupas. Sapateiras atrás da porta são uma solução para os sapatos que ficam espalhados pelo caminho e cabideiros funcionam bem para pendurar mochilas e casacos.

Verifique se já um espaço para as crianças fazerem o dever de casa

O apartamento ideal é aquele que tem uma área em que os pequenos podem fazer seu dever de casa tranquilamente, sem interrupções. Monte um espaço equipado com mesa, cadeira e todos os itens escolares que seus filhos irão precisar para fazer o dever, como lápis, caneta, cadernos e demais materiais necessários. É importante que este espaço tenha a cara das crianças e reflita a vida delas: pense nisso na hora de decorar. Só assim seus filhos se sentirão à vontade para estudar no local preparado.

 

Com certos cuidados e paciência, é fácil montar o apartamento ideal tanto para os pais quanto para os filhos. Neste sentido, uma boa divisão de espaços, a preocupação com a segurança e a escolha de um mobiliário funcional e prático são indispensáveis para a criação de um ambiente que acomode sua família com todo o conforto possível.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria