Faça você mesmo: saiba como reaproveitar canos de PVC na decoração

0
1290

Na era da sustentabilidade, nada mais chique e moderno do que utilizar materiais simples (e que até tenham outra função) e reaproveitá-los na decoração. Esse é o caso dos blocos de concreto, garrafas pet e até mesmo canos de PVC.

Muito acessíveis, estes últimos materiais podem deixar a decoração da sua casa mais ousada e moderna. E se você pensa que servirão apenas para confecção de objetos com design contemporâneo, saiba que eles também garantem a produção de móveis funcionais. Quer entender melhor como você poderá utilizar os canos de PVC para decorar sua casa de um jeito super original? Então fique de olho em algumas ideias para colocar em prática ou simplesmente se inspirar:

Na sala de jantar: base para o espelho

Espelhos sempre ajudam a ampliar os ambientes, além de serem uma peça de decoração que combina com qualquer estilo. Então que tal um modelo bem diferente na sua sala de jantar? Se tiver canos de PVC sobrando em casa, melhor. Caso contrário, você pode comprar alguns desses itens em espessuras diferentes. Em casa, corte-os em rodela.

Depois, com cola, vá fixando uma rodela à outra para criar o formato desejado. Por cima dessa base, cole o espelho e pronto! Você terá uma peça totalmente personalizada.

Para quem quiser caprichar um pouco mais, a dica é pintar os canos com a cor favorita, deixando a peça ainda mais divertida.

Uma mesinha de centro descolada

Para criar uma mesinha de centro totalmente personalizada, você vai precisar de alguns canos de PVC de mesma espessura, porém de tamanhos diferentes. É importante que você estipule um tamanho para mesa, ou seja, vá colando os canos até que eles atinjam um metro de comprimento por 60 centímetros de largura, por exemplo.

Os canos mais altos também precisarão ter a mesma medida, já que a placa de vidro que irá por cima dessa base deve ficar plana. É bem fácil!

Dá para montar uma sapateira!

Que tal uma sapateira para o quarto das crianças? Elas vão adorar o móvel feito de cano de PVC, que também pode ser colorido para criar um clima mais divertido. Para a confecção da peça, será preciso adquirir canos com espessura larga a fim de que os sapatos caibam dentro deles. É possível criar vários formatos de sapateira.

Assim que juntar todos os canos, você tem a opção de colar ou unir todos eles com um fio grosso e resistente. É uma ótima opção para deixar tudo bem organizado e os sapatos arejados!

 

Precisa de uma arara para as suas roupas?

Para quem acabou de se mudar ou gosta de visualizar as roupas fora do armário, as araras podem ser uma opção bastante funcional e de custo acessível, principalmente se forem feitas de cano de PVC.

Primeiro, você vai precisar de uma base de metal ou até mesmo de material semelhante ao PVC em formato retangular. Depois, é só fixar dois canos em paralelo com cola, e usar conectores para ligá-los a um terceiro cano – onde serão pendurados os cabides. A partir daí, é só pintar com uma cor do seu agrado e ter uma arara única!

Cabideiro para o banheiro

Não tem onde pendurar as toalhas? Com o “cotovelo” dos canos de PVC (ou conectores), você pode ter vários apoios para a roupa de banho. Fixe na parede um de cada cor, criando um clima supermoderno. Para ter esse efeito colorido, a melhor aposta é usar tinta spray!

Vale lembrar que esses cabideiros também podem ser tranquilamente posicionados em outros cômodos da casa, como no hall de entrada para pendurar casacos,  por exemplo.

Você não imaginava que os canos de PVC, que comumente ficam escondidos atrás das paredes, poderiam apresentar tantas possibilidades, não é mesmo? Este é um material com o custo bastante acessível e que, com uma pitada de criatividade, pode se transformar em um belo – e funcional! – artigo de decoração. E aí, curtiu as nossas sugestões? Opine!

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria