Faça você mesmo: sistema de reaproveitamento da água da chuva!

0
1474

A água da chuva pode ser usada para muitas coisas dentro de um lar, seja na limpeza doméstica, por exemplo para regar plantas, lavar veículos e roupas. Qualquer uso não potável é totalmente seguro para o reaproveitamento da água que cai de graça do céu! Basta colocar a mão na massa e começar o seu projeto para ver o efeito dessa economia no fim do mês.

Reunimos algumas dicas valiosas em apenas alguns passos para você construir o seu sistema de reaproveitamento da água da chuva. Dá uma olhada!

Captação da chuva

Para começar, você vai precisar montar um sistema de captação da água da chuva. Isso pode ser feito com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que vão direcionar a água para o reservatório.

Local de armazenamento da água

Depois de instalado o sistema de coleta da água da chuva com as calhas no telhado, você vai precisar direcionar essa água toda para cair em algum lugar! Se a ideia é armazenar uma grande quantidade de água e bombeá-la para ser utilizada nas descargas dos banheiros, a melhor escolha é a cisterna. Mas se o plano é fazer você mesmo um projeto mais simples de reaproveitamento da água, talvez seja melhor comprar um barril de 30 a 60 litros.

Instalação do barril

Você vai precisar reunir alguns itens para montar o barril junto à calha de maneira adequada. Aqui vai uma pequena lista de ferramentas, que você pode encontrar facilmente em lojas de casa e jardim:

  • 1 torneira de 1 polegada, roscas para instalação;
  • 1 acoplamento de mangueira;
  • 1 bucha;
  • 1 rosca com adaptador de mangueira de 1 polegada;
  • 1 porca;
  • 4 arruelas de metal;
  • Fita de encanamento, de teflon;
  • 1 bisnaga de cola de silicone;
  • 1 cotovelo de calha em forma de “S”;
  • 1 pedaço de tela de alumínio;

Montando o sistema de reaproveitamento de água

A torneira deve ser instalada no barril a uma altura que seja boa para caber um balde embaixo, por exemplo; e o adaptador de mangueira você pode instalar mais em cima no barril, para poder conectar uma mangueira diretamente nele — no caso de lavar grandes áreas externas é uma “mão na roda”! É importante não se esquecer de usar o veda rosca nas áreas rosqueadas e o silicone nas áreas perfuradas para instalação.

Direcionando as calhas ao barril

O próximo passo você já deve ter adivinhado: conectar o cotovelo de calha em “S” ao barril de armazenamento! Aqui é essencial medir a exata altura do barril, que deve estar posicionado ao lado da calha, para que você possa encaixar a boca da calha dentro do barril.

Com a ajuda de uma serra, você pode cortar a calha para pregar o cotovelo em “S” e também fazer uma abertura na superfície do barril para encaixar a calha.

Lembre-se de colocar as telas na calha do telhado e na abertura do barril, assim você protege o seu armazenamento de água de folhas, insetos e outros materiais!

Está pronto o seu sistema de reaproveitamento de água da chuva!

Viu só como não é nada complicado começar a economizar na conta de água? São algumas horas de trabalho que valem a pena e, de quebra, você ajuda a proteger o meio ambiente com uma boa ação!

O reaproveitamento da água só traz benefícios, já que você pode inclusive armazenar água para as épocas mais secas do ano e aproveitar para utilizá-la sempre que necessário.
Gostou do post de hoje? Então vem com a gente aprender outras maneiras de economizar água na sua casa!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria