Faça você mesmo: luminária pendente com corda de sisal

0
3117

Quem está ligado nas tendências de decoração de ambientes sabe que o conceito rústico está sempre em alta. Um objeto elegante e funcional, que segue essa linha e pode ajudar a compor qualquer ambiente, é a luminária pendente feita com corda de sisal.

Para te ajudar a criar esse projeto de artesanato que nunca sai de moda e deixar sua casa ou escritório com a sua cara, preparamos esse passo a passo simples. Continue acompanhando e confira!

Luminária pendente: elegância e simplicidade

Antes de começar esse projeto, você precisará de 1 rolo de corda de sisal fina, com 50 metros, que é facilmente encontrado em lojas de artesanato; 1 bola de plástico inflável; 1 caneta hidrográfica, ou qualquer outra caneta cuja tinta seja aderente a plástico; 1 kit para luminária, que inclua soquete, fio cristal, acendedor e a lâmpada.

Ao comprar a bola, fique atento, pois o tamanho que você escolher será o tamanho que a cúpula da luminária pendente terá no final das contas.

Coloque a mão na massa

  1. Em primeiro lugar, faça uma mistura de cola branca com água e mergulhe toda a corda de sisal nela.
  2. Em seguida, marque com a caneta hidrográfica um círculo em volta da válvula da bola inflável. Para isso, talvez você precise do auxílio de algum objeto redondo, como uma tampa por exemplo.
  3. Uma vez marcada, cubra a bola com a corda, aleatoriamente, de modo que formem pequenas fissuras. Tome cuidado para que a área da válvula seja evitada, por isso procure respeitar os limites da marcação.
  4. Ao final, faça um nó com a ponta da corda, pequeno e discreto o suficiente para não ser notado.
  5. Procure reforçar com mais cola nos pontos em que a corda se cruza, para ter certeza de que ela não irá se desfazer posteriormente. Depois deixe a corda secar por algumas horas.
  6. Quando a corda estiver totalmente seca, retire a válvula da bola. Pronto, agora você tem uma linda e rústica cúpula para a luminária.
  7. Se quiser caprichar no acabamento de sua cúpula, ao invés de deixar o aspecto da corda de sisal, cubra-a com tinta em spray dourado ou verniz e espere secar, isso dará um toque sofisticado à luminária pendente.
  8. Agora é só instalar com segurança. Com a ajuda de um profissional, insira o soquete com a lâmpada na parte oposta ao buraco da cúpula, e pendure.

Viu? Com poucos materiais e alguns passos simples, você será capaz de proporcionar uma iluminação diferenciada a qualquer ambiente.

Compondo o ambiente

Com essa luminária, você pode compor ambientes minimalistas, dando o toque de personalidade que faltava ao espaço, ou ainda, pode complementar ambientes com mobília de tons térreos ou piso de madeira.

É válido pontuar que o tamanho da cúpula, a espessura da corda e o acabamento podem variar de acordo com a sua preferência. Por isso, pode abusar da imaginação!

O que achou da sua nova luminária pendente? Gostou? Então, compartilhe essa ideia com seus amigos nas redes sociais!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria