Faca você mesmo: Aprenda a usar uma furadeira de impacto com segurança

0
6078

Um pouco mais de autonomia em casa não faz mal para ninguém. Todo adulto, homem ou mulher é capaz de fazer um furo na parede utilizando uma furadeira de impacto, seja para pendurar um quadro, um suporte, uma prateleira ou as cortinas da sala.

O que você precisa saber para fazer o furo preciso e perfeito? Vamos às dicas!

Conheça a sua furadeira de impacto

Antes de tudo, você deve conhecer o equipamento que tem casa. Nem todas as furadeiras conseguem furar paredes. Para que você saiba se o seu equipamento é o correto, o equipamento deve ter a função de impacto ou martelete (procure por uma chave de seleção onde o desenho é o de um martelo).

Furadeira de impacto

As furadeiras de impacto possuem duas seleções possíveis: a de impacto ou martelete (para paredes) e broca (para outros tipos de materiais). Também é importante saber qual é o sentido do giro.

Alguns equipamentos permitem que você escolha se o giro será horário ou anti-horário por meio de uma chave de reversão. Para o furo de paredes, o sentido correto é o horário.

Faca você mesmo Aprenda a usar uma furadeira de impacto com segurança

Escolha a broca correta

A broca de vídea é a correta para quem deseja furar paredes. Esse tipo de broca tem uma chapa de metal na ponta.

Saiba como colocar a broca

Ao escolher e colocar a broca, é importante que você deixe a furadeira de impacto desligada da tomada. Para inseri-la, basta girar o mandril (base da ponta) para que as garras da ponta fiquem abertas e encaixar a broca até o fundo.

Gire o mandril novamente para que a broca fique presa corretamente. Perceba que o mandril possui três furos ao seu redor.

Pegue a chave de mandril (equipamento em formato de T), encaixe em um furo por vez e aperte. Isso garantirá que a broca fique 100% presa à furadeira, evitando que ela caia durante o manuseio.

Faça um teste

Conecte a furadeira à tomada e, com ela deitada sobre uma superfície lisa, ligue-a para ver a broca girando. A broca tem que girar perfeitamente, sem vibrações laterais!

Caso você note que a broca está com vibrações laterais, isso significa que ela não está presa corretamente. Volte à dica anterior e encaixe a peça novamente.

Há duas formas de segurar a furadeira

  • Com a mão que você faz mais atividades (destro ou canhoto), segure na empunhadura onde está o gatilho. Essa mesma mão será a responsável por ativar a furadeira, apertando o gatilho que liga o motor. A outra mão vai em formato de U apoiando a parte frontal da base da máquina, tomando o cuidado para não tampar todas as saídas de ar da furadeira;
  • Encaixe o suporte da furadeira e com a mão que menos utiliza, segure-o. Com a outra mão em forma de C, encaixe na parte de trás da furadeira e veja se o dedo mindinho alcança o botão de gatilho. Dessa maneira, você aplica a força na direção da broca para agilizar o furo.

Equipamentos extras de segurança

  • Luvas: somente na mão que controla o gatilho, pois a que fica próxima ao motor pode puxar alguma linha solta da luva;
  • Máscaras: protege as vias nasais do fino pó que sai da parede;
  • Protetor auricular: minimizam o alto barulho que a máquina produz, permitindo maior concentração;
  • Óculos de proteção: evita o contato dos olhos com o pó.

O momento tão esperado

Com o local escolhido para o furo, encaixe a furadeira seguindo as dicas de segurança e de uso que apresentamos nos outros tópicos. Dê uma leve batida para que a broca possa encaixar na parede.

Escolha o modo de não impacto para iniciar um furo superficial e em seguida, troque para o modo correto de impacto ou martelete e conclua o furo mais profundo. A prática leva à perfeição e agora, você não precisa mais chamar alguém para lhe ajudar.

Quer ter mais autonomia em casa? Leia também 5 dicas para solucionar pequenos problemas domésticos e depois deixe o seu comentário!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria