Faça você mesmo: 7 brinquedos para gatos e divirta seu bichano!

0
2676

Muitos brasileiros gostam de ter gatos de estimação em casa, e sabem que não é fácil divertir os bichanos! Cheios de disposição, eles adoram uma novidade. Por isso, que tal inovar com 7 brinquedos para gatos com a técnica faça você mesmo?

As dicas a seguir foram pensadas para satisfazer o gosto desses pets, respeitando seus instintos de predador. Eles vão correr, caçar, rolar e retribuir todo o carinho que você dedicou a eles. Confira as ideias:

1. Caixa de surpresas

Separe uma das inúmeras caixas de plástico de sua cozinha (conhecidas como tupperwares) e produza um dos brinquedos que mais agradam os gatos. Preencha a caixa com bolinhas, ratinhos de pano (aprenda a confeccioná-los logo abaixo) e uma pequena porção de ração. Faça algumas aberturas redondas na tampa e feche bem.

Por fim, aproveite para ver o seu gatinho se divertindo nessa verdadeira caça ao tesouro.

Dica: Apesar de ser menos resistente, uma caixa de papelão pode substituir a tupperware.

2. Rato caseiro

Gato que é gato gosta de caçar rato, mas o que ninguém quer é ver ratos de verdade andando pela casa. Melhor apostar em ratinhos de brinquedos para entreter o pet. Veja como você poder fazer um:

  • Separe uma meia velha ou um pedaço de tecido (marrom, cinza, preto etc);
  • Preencha com algodão ou lã;
  • Costure até que ganhe a forma do corpo do animal (uma parte mais fina e outra mais achatada);
  • Capriche no acabamento, com rabinho, orelhas e olhos, que também podem ser feitos de tecido. Garanta a fixação dessas partes para que não soltem com facilidade, evitando que o gato as engula.

3. Bolinha de lã ou de pano

Gatos adoram brincar com qualquer bolinha que veem pela frente, e você pode confeccioná-la com lã ou pedaços de tecidos.

Basta aproveitar o que você já tem em casa ou comprar alguns novelos ou retalhos. Enrole até formar um brinquedo do tamanho de uma bola de tênis. Se quiser ainda mais diversão, costure uma cordinha na bola para movê-la pela casa e colocar o gatinho para correr.

4. Arranhador de sisal

Para que seu gato tenha um espaço especial para afiar as unhas, você pode fazer um arranhador com corda de sisal (8mm).

Basta enrolar a corda em um cone, tubo de PVC, tábua de madeira ou outro suporte resistente. Certifique-se apenas de deixar a corda bem ajustada e fixa com a ajuda de uma cola forte ou cola quente.

5. Túnel como brinquedo para gatos

Confeccione algumas passagens secretas para os seus gatos com canos de PVC, caixas de papelão ou outro material que possa ser revestido e ganhar formas arredondadas.

O túnel deve ter espaço suficiente para que o pet circule com conforto, e se sua extensão for longa, faça aberturas na parte superior para garantir a circulação do ar.

6. Almofadinhas de catnip

A catnip (Nepeta cataria) é uma erva aromática conhecida popularmente como a erva do gato. Como o nome já sugere, o aroma da planta agrada muito aos felinos, sem causar riscos ou problemas de saúde.

Uma boa ideia é fazer almofadinhas de tecido, preenchendo-a com algodão e catnip, e distribuí-las para os bichanos. Seu pet vai ficar bastante satisfeito com esse simples presente.

7. Minijardim

Que tal cultivar um minijardim para a diversão dos seus gatos? Além de charmoso e decorativo, esse item vai deixar seu bichano muito feliz, pois muitos gatos sentem prazer ao ter contato com a terra e as folhas.

Lembre-se de plantar espécies que não ofereçam riscos ao animal e evite as plantas proibidas para casas com pets e crianças, como a mamona.

Veja algumas sugestões não-tóxicas:

  • Camomila (Matricaria chamomilla);
  • Capim-santo (Cymbopogon citratus);
  • Erva-doce (Pimpinella anisum);
  • Erva-de-gato (Nepeta cataria);
  • Grama-paulista (Cynodon dactylon);

Pronto para fazer a diversão do seu gato? Saiba que todos os acessórios e ferramentas para a produção do minijardim, bem como dos demais brinquedos para gatos, são facilmente encontrados em lojas do setor de reforma e construção com preços bem acessíveis.

E se você quer transformar sua residência em um verdadeiro paraíso para os bichanos, não deixe de conferir nosso especial com dicas de decoração para quem tem gato. Bom proveito!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria