A técnica artesanal de decoupagem é, sem dúvida nenhuma, uma das mais populares e antigas da arte decorativa. Vale destacar que ela existe há séculos e é desenvolvida por povos da China, Japão, França, Itália, Alemanha, Polônia e também do Brasil.
Prática e barata, a técnica é capaz de transformar qualquer artigo simples em um belíssimo – e original – objeto. Quer conhecer mais sobre a técnica de decoupagem e até aprender os princípios básicos para aplicá-la? Então continue lendo o nosso texto!
Por dentro da técnica de decoupagem
A técnica de decoupagem consiste em cobrir superfícies e objetos com papel (revistas, fotografias, jornais, adesivo, papel de presente, guardanapo, impressões, papel de parede, etc). Esses recortes e pedaços de papel são colados com cola específica (efeito glossy ou matte) e também com cola comum. Essa cola não é aplicada apenas no verso do papel, mas também sobre ele, deixando o acabamento com aparência semelhante à de pintura.
Variações da decoupagem
A decoupagem é uma arte que possui inúmeras variações, pois pode ser associada técnicas de pintura como folha de prata e ouro, pátina e até envelhecimento. Tudo vai depender do resultado pretendido pelo artista. Independente de qual estilo de decoupagem você escolha, essa técnica é ideal para reformar objetos, como por exemplo aquela velha caixa esquecida em um canto do armário. Vale ressaltar que a decoupagem pode ser aplicada também em molduras, murais, vasos, jarras, potes, capas de livros e agendas, velas, pratos, cadeiras, tabuleiros e muito mais.
Passo a passo básico
Fazer decoupagem é muito mais simples do que você imagina. A regra geral para é usar a criatividade, mas os seguintes passos também devem ser respeitados durante o processo. Confira:
-
Comece escolhendo o papel e definindo o estilo da sua decoupagem;
-
Limpe bem a superfície do objeto que você escolheu para renovar;
-
Se houver algum desnível e/ou irregularidade que comprometa o trabalho, lixe bem a peça;
-
Meça o objeto e, em seguida, corte o papel do jeito que você preferir. Pode ser quadrado, retangular, disforme, inteiriço. Você escolhe!
-
Usando cola branca e pincel, você deve espalhar a cola (comum ou específica) sobre o objeto. Passe uma camada fina, pois o resultado é melhor;
-
Pressione o papel com uma espátula ou borracha de chinelo para evitar a formação de bolhas e rugas. Tome cuidado para não rasgar o papel;
-
Depois que secar um pouco, aplique uma fina camada de cola sobre o papel que foi colado. Se a cola ameaçar escorrer, limpe cuidadosamente com um pano limpo e úmido;
-
Feito isso, deixe a cola secar completamente.
-
Aplique mais duas ou três demãos de cola, respeitando o período de secagem entre elas;
-
Passe impermeabilizante ou selante acrílico para aumentar a durabilidade da decoupagem e protegê-la contra a poeira e umidade.
Viu como é fácil e divertido fazer decoupagem? O que você acha dessa técnica? Vai usá-la para renovar seus objetos? Compartilhe conosco as suas opiniões e experiências através dos comentários. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!