Faça você mesmo: aprenda a montar um lindo revisteiro

0
981

Já pensou em dar um toque na decoração de sua casa com suas próprias mãos? E se para esta missão você reutilizasse materiais que provavelmente iriam parar na lata de lixo? Saiba que, além de chique, esta ideia é sustentável! Use seus dotes artesanais e crie peças decorativas e funcionais para o seu lar, a começar pelo incrível revisteiro que vamos ensinar agora. Fique de olho no passo a passo. O meio ambiente e a sua residência agradecem!

Tome nota: lista de materiais necessários

Para montar o seu revisteiro artesanal, serão necessários os seguintes materiais:

Dando vida à madeira

O objetivo é fazer um revisteiro que tenha como base a placa de madeira, em pé, e formar “bolsas” com o feltro para acomodar as revistas. Então vamos lá:

A primeira etapa do revisteiro é colorir a base dele. Para tanto, pinte as laterais da madeira com a cor que mais lhe agrada. Para um efeito moderno, uma ideia é usar tons chamativos como vermelho ou amarelo. Para decorações clássicas, prefira branco, preto, bege ou cinza. Caso o seu projeto seja rústico, opte por tons de marrom: palha, terra ou o próprio verniz funcionam bem.

Incrementando o revisteiro

Esta etapa é opcional, mas pode deixar o seu revisteiro ainda mais bonito. A  esponja servirá de molde para decorar o revisteiro. Em um pedaço do tamanho que você desejar, desenhe o tema do seu revisteiro. Pode ser um desenho abstrato, uma estrela, uma flor, um peixinho…Feito isso, corte três esponjas iguais, pois futuramente elas servirão de carimbo para o revisteiro.

Estampando o revisteiro

Divida a tinta acrílica que você escolheu, igualmente, em três vasilhames.  Acrescente tinta branca a duas delas e reserve a terceira com a cor original. Cuidado com a dosagem de branco, pois o objetivo é criar três variações de tons dentro de uma mesma cor. Por exemplo, se a sua escolha for azul escuro, ao final do processo você deve obter as cores azul claro, azul médio e azul escuro.  Com as tintas devidamente preparadas, espalhe o pincel em cada um dos três carimbos e criando um padrão de estampa intercalando as cores. Até mesmo as crianças podem ajudá-lo nessa etapa da produção, tornando o momento ainda mais divertido.

Finalizando o revisteiro

Quando a decoração estiver seca, é hora de pregar o feltro. Para  isso, junte as extremidades das tiras e, em seguida, coloque-as na parte de cima da tábua de madeira. Não se esqueça de deixar margens! O espaço entre as tiras deve ser o mesmo, e o  aspecto final deve ser o de três bolsas praticamente idênticas. As extremidades de cada tira precisam ser pregadas com 5 tachas de madeira. Vale acrescentar que as revistas poderão ser guardadas nos três compartimentos de feltro que serão formados.

E aí, viu como é simples? Gostou de aprender a fazer esse revisteiro bonito e pra lá de prático? Deixe sua opinião nos comentários e continue ligado no nosso blog para mais dicas criativas como esta!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria