Existe um dia certo para montar a árvore de natal? Entenda aqui!

1
866

As pessoas geralmente são curiosas em relação às tradições que recebem dos pais e avós. O mesmo ocorre no que se refere à comemoração do natal.

Por isso, neste post vamos aprender sobre o dia certo para montar a árvore de natal, bem como sua história e algumas dicas imperdíveis de como enfeitá-la. Acompanhe!

Quem inventou esse símbolo natalino?

Em 723 d.C., o missionário católico Bonifácio derrubou um grande carvalho que os antigos germânicos utilizavam para cultuar os deuses pagãos Odin e Thor. Com a madeira do carvalho, Bonifácio construiu uma capela na Alemanha, onde atualmente se encontra a catedral de Fritzlar.

No lugar do antigo carvalho, o missionário católico teria plantando um pinheiro, chamando-o de “árvore do paraíso”, adornando-o com maçãs e velas. As maçãs representariam as tentações e o pecado original, enquanto as velas retratavam Jesus, a luz do mundo.

Assim, a árvore do paraíso se tornou um símbolo da celebração da criação do mundo e dos primeiros seres humanos por Deus, substituindo, assim, a festa de solstício associada a Odin.

Contudo, a tradição alemã atribui ao reformador Martinho Lutero o uso de um pinheiro para comemoração do natal propriamente. Sua ideia foi enfeitar o pinheiro com papéis coloridos e velas com o objetivo de demonstrar o lindo céu da noite do nascimento de Jesus Cristo. Estima-se que isso tenha acontecido no século XVI.

Na verdade, a questão sobre quem teria sido o verdadeiro inventor da árvore de natal divide opiniões. Porém, os dois argumentos aqui apresentados podem ser encontrados em diversos sites na internet.

Então, qual é o dia certo para montar a árvore de natal?

Para os católicos, especificamente, é o domingo do Advento, ou seja, o primeiro entre os quatro domingos que antecedem o dia 25 de dezembro. Sendo que, em 2016, a data coincidiu com o dia 27 de novembro.

Ainda segundo a tradição católica, o dia de desmontar a árvore é em 6 de janeiro, data em que os reis magos teriam encontrado Jesus, poucos dias após seu nascimento.

Mas para muitos brasileiros o dia ideal é aquele em que sobra tempo para prepararem a decoração de natal. Muitas vezes, inclusive, reinventando a árvore em diversos formatos, como com garrafas pets, gravetos ou escadas de madeira.

Como escolher e enfeitar uma árvore de natal?

Em primeiro lugar, atenha-se ao tamanho do cômodo onde a árvore será montada. Se colocar uma árvore grande em uma sala pequena, o ambiente certamente parecerá entulhado.

Uma boa prática é manter pelo menos 30 centímetros de distância entre o teto e o topo da árvore. Além disso, é importante posicioná-la nos cantos dos cômodos, onde não atrapalhe a circulação de pessoas.

A árvore típica dos lares brasileiros é o pinheiro artificial na cor verde. São diversas opções de enfeites e combinações de cores, vamos ver algumas delas:

  • O pisca-pisca, referência às antigas velas, compõe o brilho da árvore. Mas cuidado para não deixar fiação aparente.
  • Os festões, principalmente nas cores vermelho e dourado, devem ser enrolados harmoniosamente do topo até os galhos mais baixos.
  • As bolas de natal podem ser numerosas, nas cores: vermelho, azul, dourado e branco.
  • Diferentes atavios podem ser acrescentados para incrementar a decoração. Alguns deles são: pirulitos com listras, caixinhas de presentes, fuxicos de tecidos coloridos, bonecos de neve ou de biscoito, laços, pinhas, etc.
  • A estrela da árvore, fazendo alusão à estrela que guiou os três reis magos até o local onde Jesus nasceu em Belém de Judá, deve ser posta no topo.

Assim, a escolha do dia certo, a melhor forma de montar a árvore de natal e a preferência do estilo de decoração, ficam a critério de cada pessoa. O mais importante é que o natal seja uma data para reunir a família e os amigos a fim de comemorar o nascimento de Jesus Cristo. Celebração esta em que o amor, a solidariedade e o respeito devem ser valorizados por todos.

E aí, gostou do post? Então aproveite para curtir nossa Página no Facebook e se inscrever no nosso Canal do Youtube!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.