Estilo vintage: conheça e entenda como usá-lo na sua casa

1
1501

Você conhece o estilo vintage? Provavelmente, você já tenha ouvido falar ou até mesmo acredite ser algo parecido com o retrô, certo?

No entanto, esses estilos são bem diferentes. Ao contrário do retrô, o vintage é realmente uma decoração antiga, sem adaptações para algo moderno. Elementos presentes nas décadas de 20 e 30 compõem a sua maravilhosa decoração.

No post de hoje, conheceremos mais sobre esse estilo marcante e de personalidade que vai transformar qualquer ambiente em um lugar luxuoso e de bom gosto. Continue a leitura!

Como surgiu o Vintage?

Durante a segunda Guerra Mundial, as casas eram decoradas com crochê e patchwork. As peças eram feitas à mão e bem valorizadas por isso.

Tudo o que compunha a decoração nas décadas de 20 a 60 passou a ser o estilo vintage de hoje. Vintage quer dizer “vinho do porto”, dando a ideia de que, quanto mais antigo, melhor.

Quais são os tipos de móveis utilizados?

O Vintage pode ser criado de várias formas: no modo de vestir, na decoração da casa ou de escritórios. Se o foco for o aconchego do seu lar, saiba quais móveis darão aquele toque especial dos anos 30.

Dê preferência a móveis clássicos com os cantos arredondados. Faça uma busca em antiquários, pois lá você encontrará ótimas peças.

Relógios, máquinas antigas de costura, vitrolas e cadeiras de balanço são boas opções.

Quais objetos têm a cara do estilo?

Elementos com ar nostálgico são ideais para compor o estilo vintage. Se você conseguir peças antigas que possuam história de família, melhor ainda!

Gaiolas, bicicletas, arranjos de flores em garrafinhas — tudo isso compõe bem a decoração. Na cozinha, por exemplo, use guardanapos de tecido, xícaras e bules de porcelana. Tudo que traga essa época antiga de volta.

Quais as cores mais exploradas pelo Vintage?

Um ponto que faz a diferença entre o Vintage e o “velho” são as cores usadas. Elas vão do claro e romântico ao vivo e forte em cada ambiente.

Combine a peça exatamente como era na década escolhida com algumas dessas paletas: Azul Tiffany, paleta em tons de Marsala, paleta Glacier Gray, paletas em cores tangerinas, paletas em cores românticas.

Essas são opções que trazem harmonia ao estilo vintage. O vermelho também é comumente usado em várias peças, dentre elas, alguns eletrodomésticos de cozinha, como batedeiras e liquidificadores.

Qual estampa é mais usada?

Todas são permitidas, porém, atente-se para escolher uma década. Se você encontrou algum papel de parede floral que deseja usar, seria de bom tom usar as estampas para outros ambientes também da mesma década.

São esses detalhes que tornarão o ambiente harmonioso à medida que as peças vão se juntando.

Por fim, permita que sua criatividade traga ótimas ideias dessa época. Faça suas escolhas de forma que elas contem um pouco mais sobre você. Afinal, o estilo vintage não consiste apenas em deixar o local mais harmonioso, mas, sim, é a união entre histórias antigas com a sua personalidade.

Gostou do post de hoje? Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Assine nossa Newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.