Estilo boho para decorar: conheça e inspire-se!

0
1497

Como você bem sabe, moda e decoração andam lado a lado, tanto que volta e meia um universo influencia o outro. Esse é o caso do estilo Boho de décor! O termo Boho é mais frequentemente usado no mundo da moda, no entanto, tem dado o ar da graça nos projetos modernos de decoração. Quer saber um pouco mais sobre esse estilo e descobrir como usá-lo na sua residência? Então confira o nosso artigo!

O que é o estilo Boho?

Tanto na moda quanto na decoração, o estilo Boho é uma mistura de vários estilos e influências. O Boho não tem muitas regras e em seu caldeirão existe espaço para o étnico, o hippie, o vintage, o country, o romântico, o rústico, dentre outros. Essa combinação de várias vertentes é, no mínimo, muito inusitada e agrega vida e ousadia a qualquer ambiente.

A proposta Boho chic

A proposta do Boho é rica e bem democrática, já que seu princípio é ousar como quiser e achar melhor. Isso inclui combinar artigos decorativos, estampas, detalhes, elementos de pegada industrial, peças artesanais, múltiplas texturas e materiais diferentes, como por exemplo pedra e madeira. Além disso, o Boho precisa essencialmente aliar beleza e conforto.

Como decorar no estilo Boho?

Basta se desprender das regras e ter coragem para criar. Esse tipo de decoração é completamente fora dos padrões, e seu efeito é bem desestruturado. Uma boa alternativa para fazer um projeto Boho é usar quadros, almofadas, cortinas, colchas, porcelanas e tapetes coloridos. Estampas florais também ficam super bacanas.

Criatividade e Liberdade em um só conceito

O mais legal do estilo Boho é a liberdade para criar e a possibilidade de misturar diferentes influências, referências  e tendências para deixar a casa com um estilo próprio e cheio de identidade. Procure imprimir suas características no espaço, coloque fotos pessoais pela casa, renove algumas peças, use móveis do tempo da sua avó e exponha os souvenirs trazidos das suas viagens.

Cuidado para não exagerar na dose

Apesar da liberdade ser a principal marca do estilo Boho, você deve tomar bastante cuidado com os excessos para o visual não ficar over. Algum lado da parede pode ser colorido, mas o ideal é que a maioria das paredes seja neutra, para evitar que os móveis e artigos decorativos conflitem com as paredes. Essa estratégia é excelente, pois os pontos focais da decoração acabam sendo os acessórios e o mobiliário. Lembre-se que como o Boho é uma mistura de estilos, você corre grandes riscos de compor um ambiente com muita informação.

Dicas extras:

  • Pisos de madeira ficam incríveis na decoração Boho;

  • Estofados coloridos são perfeitos nesse estilo decorativo;

  • Baús e peças antigas garimpadas em brechós dão um toque vintage a essa décor;

  • Boho não combina com monotonia e discrição, por isso, invista nas cores e texturas;

  • Plantas também podem ser agregadas às decorações Boho;

  • Elementos em crochê e patchwork são super bem-vindos nessa decoração.

E aí, gostou das nossas dicas? Apostaria na decoração Boho? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários. Continue de olho no nosso blog e até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria