Especial Dia das Crianças: como decorar o quarto dos pequeninos

0
1204

Como a criançada tem criatividade de sobra para encontrar diversão em praticamente qualquer espaço, para incrementar seus mundos de fantasia bastam apenas alguns detalhes. Pensando nisso, que tal aproveitar o Dia das Crianças para presentear os pequenos com um quarto totalmente redecorado e tornar suas experiências e brincadeiras bem mais divertidas? Não parece uma boa ideia? Pois veja agora como colocá-la em prática:

Aposte em um tema

Para começar essa renovação com o pé direito, que tal se inspirar em personagens dos quadrinhos, super-heróis, princesas e animações? Escolha o tema preferido do seu pimpolho e trabalhe com ele nas paredes — seja com pintura, papel de parede ou até adesivos —, procure por uma roupa de cama com estampas divertidas que tenham a ver com o tema e aproveite para investir em um ou outro novo brinquedinho!

Invista em acessórios

O segredo está em abusar da criatividade na hora de escolher os elementos e as cores da decoração, dando preferência a tons mais alegres, que incentivem as brincadeiras. Já no caso de recém-nascidos, prefira os tons pastéis, que transmitem calma e serenidade. Precisa de uma motivação? Então confira alguns acessórios bacanas para usar no quarto das crianças:

Papéis de parede

Esse acessório é ideal para quem não quer necessariamente mudar a cor da parede com tinta, mas ainda assim deseja conseguir um efeito bonito. E o melhor de tudo é que muitos modelos são super fáceis de retirar, possibilitando a montagem de diferentes cenários no mesmo quarto sem grandes transtornos.

Quadros

Uma parede lisinha, sem quadros ou enfeites, acaba ficando triste e sem graça, não concorda? Ainda mais no quarto de uma criança! Pois essa é a deixa para você investir em montagens com fotos divertidas da família, intercalando a essa produção algumas imagens dos personagens e das animações preferidas do pequeno.

Tapetes

Para dar um toque a mais de conforto ao quarto da criança, invista em tapetes com tecidos fofinhos e confortáveis. Lembre-se, afinal, de que o chão é um dos locais preferidos dos pimpolhos! Se encontrar modelos coloridos e com formatos maluquinhos, melhor ainda!

Adquira mobília nova

Chega de mesmice! Entenda, de uma vez por todas, que a mobília do quarto infantil deve ser totalmente diferente da do quarto dos adultos! Que tal escolher uma que possibilite mais opções além do usual? E como são muitas as possibilidades disponíveis para decorar o quarto de uma criança, o ideal é focar na aquisição de peças lúdicas, de modo que façam parte também das brincadeiras dos pequenos. Veja alguns exemplos:

Escorregador

O escorregador pode, sim, ser considerado uma mobília, pois além de ser brinquedo ainda divide espaços de uma maneira super legal! O único problema é que exige um pouco mais de espaço, para não atravancar a movimentação no ambiente. Então tire a fita métrica da gaveta e faça suas continhas já!

Cabana

Hoje em dia, cabaninhas de tecido sintético são bem fáceis de encontrar, podendo ser fixas ou móveis dentro do quarto. E acredite: farão o maior sucesso com a molecada, já que, nesse espaço, as crianças poderão viver grandes aventuras!

Cama elevada

Camas suspensas permitem a criação de nichos na parte inferior, facilitando a criação de espaços tanto de lazer como, por exemplo, de estudo. Assim, colocando ali uma mesinha com cadeira e luminária faz com que o espaço se torne ideal para o pequeno fazer seus deveres. Já posicionando um tapete emborrachado, com algumas almofadas e caixas organizadoras com brinquedos transforma essa espécie de primeiro andar em uma brinquedoteca e tanto!

Cuide da segurança

Crianças são naturalmente muito curiosas, não é verdade? Sendo assim, é bom dispor de elementos de proteção pela casa, para proporcionar uma maior segurança no dia a dia. E especialmente no quarto, onde passam boa parte da infância, esse cuidado deve ser ainda maior. Por isso, considere usar um piso de material antiderrapante e colocar telas nas janelas para evitar acidentes. No caso de bebês recém-nascidos, o ideal é investir em protetores de tomada, protetores de quinas e outras superfícies pontiagudas e também em grades nos berços.

E não se esqueça de que, se a criança já for maiorzinha, contar com sua opinião e ajuda na hora de redecorar o quarto torna o processo ainda mais legal, tanto para você como para ela! E então, já sabe qual tema pretende usar no quarto dos pequenos para realmente surpreender nesse próximo Dia das Crianças? Comente aqui e nos conte! Ah, e aproveite para assinar nossa newsletter e receber nossas dicas em primeira mão!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria