Como escolher a mesa ideal para a sala de jantar?

0
1176

A mesa de jantar é a grande estrela desse ambiente da casa, não é verdade? E muito além do papel estético que desempenha na decoração, esse móvel ainda tem uma vertente funcional, afinal de contas, é em torno da mesa que a família se reúne para fazer as refeições, tanto no dia a dia como em ocasiões especiais. E é por esse elemento ser testemunha de momentos tão marcantes que merece toda a atenção na hora da compra, não concorda? Quer saber então como escolher a mesa de jantar ideal para sua casa? Pois continue lendo o nosso artigo e confira as dicas que preparamos especialmente para você:

Atente-se à altura do móvel

Como as mesas de jantar normalmente possuem alturas entre 70 e 75 centímetros, o ideal é respeitar esse padrão para que o móvel não seja muito baixo ou, no outro extremo, alto demais. E redobre a atenção no caso de móveis planejados, ok? Tudo bem que fazer a mobília sob medida é ótimo para ter ambientes personalizados e aproveitar melhor o espaço, no entanto, é indispensável tomar cuidado para não errar nas dimensões.

Observe o conjunto de cadeiras

É possível comprar cadeiras avulsas para compor a mesa de jantar, porém, é bem mais prático — e, muitas vezes, até mais barato — comprar o jogo completo. De qualquer forma, seja qual for a sua escolha, prefira cadeiras sem braço para que as pessoas tenham maior mobilidade em torno da mesa. Aí você pode escolher duas cadeiras maiores para serem usadas nas cabeceiras da mesa, dando um contraste super bacana. Dá também para mesclar assentos lisos com assentos estampados, usar pufes, bancos e até um futon!

Priorize o espaço de circulação

Não deixe as cadeiras muito juntinhas para não prejudicar a funcionalidade do ambiente e o espaço livre para circulação. Daí a importância de considerar o tamanho da sala, optando sempre por móveis proporcionais às dimensões do ambiente. É fundamental manter 90 centímetros da mesa até a parede e 60 centímetros entre cada uma das cadeiras.

Pense no formato da mesa de jantar

Escolha cuidadosamente o formato da sua mesa de jantar, dando preferência a um móvel que combine com o conceito do restante da sua decoração. As mesas mais utilizadas nas decorações modernas são as retangulares, mas as quadradas e as redondas são opções mais adequadas para socializar com as pessoas à mesa, já que mantêm todo mundo mais próximo, favorecendo uma boa conversa.

Escolha o material de acordo com seu estilo

Hoje em dia, não é nada difícil encontrar mesas de todos os tamanhos, diferenciados formatos e materiais. Assim, com tantas opções, é mais que natural que a dúvida bata. Então guarde que, para decorações mais rústicas, uma boa aposta é nas mesas de madeira, para dar um ar mais informal ao ambiente, mesas de ferro ou coloridas são super bem-vindas, já em decorações no estilo clean e minimalista, invista em mesas de vidro e, para as propostas mais clássicas, uma bela mesa de mármore cai como uma luva!

No mais, ao escolher sua mesa de jantar, considere seu estilo de vida, o número de moradores da casa e se você costuma receber muitas visitas. Tudo isso deve conduzir sua decisão de modo a facilitar sua escolha!

E então, pronto para começar suas pesquisas? Já conseguiu imaginar que tipo de mesa ficará melhor em sua sala de jantar? Comente aqui e nos conte! Participe!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria