Como escolher as janelas ideais para sua casa

0
2017

As janelas ajudam a controlar a entrada de luz e de ventilação, favorecem a vista, além de fazerem toda a diferença na decoração e segurança. É por essas e outras que é necessário escolher bem suas janelas. Se você está construindo ou reformando e deseja acertar na decisão, continue lendo o nosso artigo, conheça os principais tipos de janelas e descubra qual delas é a ideal para o seu projeto! Então vamos lá?

Janelas de alumínio para aguentar a maresia

As janelas de alumínio são muito populares atualmente e costumam ser a escolha óbvia de quem busca durabilidade e um bom custo-benefício. Por serem inoxidáveis, essas são as janelas perfeitas para casas de praia, pois impedem a corrosão provocada pela maresia. Além disso, existem janelas de alumínio termoacústicas, o que as torna boas pedidas também para as grandes e barulhentas metrópoles.

Janelas de madeira para garantir versatilidade

Apesar de não serem de tão fácil manutenção como as janelas de alumínio, as esquadrias de madeira são igualmente versáteis, além de, claro, muito charmosas. Elas podem ser pintadas com as mais diferentes cores ou mantidas com sua cor original para criar um efeito rústico. Caso você goste de uma decoração mais elegante, as janelas brancas de madeira são ótimas pedidas!

Janelas de PVC para economia e durabilidade

No Brasil, as portas sanfonadas de PVC são muito comuns, mas as janelas ainda nem tanto. Apesar de serem baratas e duráveis, a estética das janelas desse material costuma não agradar tanto, acabando por dividir opiniões. No final das contas, é uma questão de gosto, afinal, nos quesitos funcionalidade, durabilidade e economia, esse tipo de janela cumpre muito bem seu papel.

Janela de ferro apesar do difícil manuseio

Durante muito tempo, as esquadrias de ferro permaneceram dentre as mais populares do mercado. No entanto, elas estão, aos poucos, perdendo bastante espaço. O motivo da queda de popularidade está no fato de elas requererem profissionais especializados para sua instalação, além de oxidarem e enferrujarem com o passar do tempo. Por outro lado, as janelas de ferro são bem em conta. Assim, para quem deseja economizar, elas continuam sendo uma alternativa a ser considerada.

Janelas de vidro para elegância e sofisticação

As janelas de vidro oferecem elegância, sofisticação, leveza visual e uma ótima entrada de luz. Por outro lado, não oferecem privacidade e segurança total. Assim, acaba sendo necessário lançar mão de artifícios como cortinas, persianas e até películas escurecedoras para deixar a residência menos exposta. Você pode perceber como, nas construções modernas, as janelas de vidro com detalhes em alumínio valorizam bastante a estética dos imóveis!

Fazendo a distinção entre os modelos de janelas

Além de conhecer os prós e contras de cada material, é importante conhecer também os modelos de janelas para facilitar a compra das esquadrias e aumentar as chances de acertar na decisão. Então dê só uma olhadinha nos principais tipos de janela disponíveis no mercado:

  • De correr: ótimas para economizar espaço, as janelas de correr podem ter 2, 4, 6 ou mais folhas;
  • Tipo guilhotina: também não ocupam espaço quando abertas, pois se movimentam de baixo para cima e fecham como guilhotinas mesmo;
  • De abrir: modelo muito comum, que tem como vantagem seu charme clássico. A desvantagem é que as janelas de abrir ocupam mais espaço, já que todas as suas partes se abrem;
  • Basculante: muito usada em banheiros e cozinhas, essa janela discreta favorece a entrada de luz e a circulação de ar;
  • Pivotante: esse modelo de janela costuma ter uma única folha que gira sobre um eixo central para fechar ou abrir.

Agora que você já conhece os diversos materiais e modelos de janelas, vai ficar mais fácil escolher a melhor opção para sua casa, não é verdade? Já conseguiu selecionar as mais adequadas? Comente aqui e compartilhe conosco suas impressões!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria