Não é novidade nenhuma que a pintura é uma das formas mais práticas, rápidas e baratas de renovar os ambientes, mas para que o resultado dessa transformação alie bom gosto, beleza e funcionalidade, é preciso escolher as cores certas.
As opções disponíveis no mercado são muitas e possivelmente você vai ficar confuso quando estiver com as paletas na mão. Para facilitar a tarefa de comprar as tintas e acertar em cheio na escolha, preparamos algumas dicas infalíveis para você. Ficou curioso? Então vem ver!
Saiba aproveitar o efeito das tintas
A cor da tinta pode ser um fator determinante para dar a sensação de que o cômodo é maior, menor, mais baixo, mais alto, mais estreito ou mais largo. Além disso, a depender da tonalidade, o ambiente pode melhorar o nosso humor, concentração e estado de espírito, até porque, as cores podem deixar os ambientes mais alegres, aconchegantes, descontraídos ou sérios. Veja a seguir alguns efeitos que podem ser criados a partir da tonalidade das tintas.
-
Aumentar o espaço – Para ampliar o espaço visualmente, use e abuse das tonalidades claras, pois elas criam a ilusão de que o ambiente é maior. Vale apostar no branco, felo, amarelo e palha.
-
Encurtar o ambiente – Se o ambiente for muito retangular e comprido, pinte as paredes menores com cores mais escuras.
-
Alongar o cômodo – Se o espaço for quadrado e você quiser alongá-lo, pinte duas paredes (uma de frente para outra) usando cores escuras como grafite, marrom ou preto.
-
Diminuir o pé direito – Para diminuir visualmente o pé direito e causar a sensação de acolhimento, aconchego e aproximação, pinte o teto com uma cor mais escura.
Opte pela cor certa para cada ambiente
É necessário ter cautela na escolha das cores e considerar as especificidades de cada ambiente. Os quartos, por exemplo, são cômodos destinados ao descanso e relaxamento. Justamente por isso, as cores devem ser sóbrias e suaves, como o branco e o bege. A sala, por sua vez, precisa ser um espaço aconchegante e por ser uma área de convívio social, as cores alegres e modernas são bem-vindas. O banheiro deve transmitir a sensação de limpeza e higiene, portanto, você deve evitar as cores escuras. Quanto às cozinhas, elas podem ser alegres, mas as tonalidades vibrantes, quando utilizadas nesses ambientes, devem contrastar com cores claras, também para transmitir a ideia de limpeza.
Simule como a pintura vai ficar
Se você ainda estiver em dúvida quanto as cores das tintas, use os aplicativos disponíveis na internet para simular como a pintura vai ficar depois de pronta. Esse tipo de ferramenta tecnológica ajuda a testar combinações e ter uma base mais sólida para fazer a escolha da tinta.
Dicas extras
-
Escolha boas marcas de tinta, sempre considerando a cobertura e rendimento do produto.
-
Você não precisa contratar um pintor profissional para pintar a sua parede, mas é necessário usar as ferramentas certas para pintar.
-
Se possível, compre uma lata pequena de tinta para testar a cor na parede e ver como ela vai ficar depois de seca. A tonalidade costuma ficar diferente da cor apresentada no mostruário.
-
Evite escolher as cores da moda. Prefira os tons atemporais, pois assim há menos chances de enjoar rápido da tonalidade.
-
Na hora de escolher a tinta, considere seus gostos pessoais. Por exemplo, por mais que o amarelo esteja em alta, não há porque escolher essa cor se você não gosta dela.
-
Faça um projeto de redecoração, levando em conta as dimensões do espaço, os móveis, o estilo da proposta e os elementos decorativos. Essa estratégia ajuda a escolher a cor certa da tinta.
E aí, gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática? Não se esqueça de voltar aqui para nos contar como ficou a sua pintura.
[…] um produto de fundo. O que deve ser levado em consideração é a consistência da tinta e a cor em relação à decoração do […]
Comments are closed.