Como escolher o ar condicionado ideal?

1
975

A primavera mal chegou, mas as temperaturas subiram tanto, que mais parece que estamos em pleno verão. O calorão é inevitável e os ventiladores já não dão conta de refrescar as residências. A única saída para deixar os ambientes mais frescos e agradáveis nessa época é apostar nos aparelhos de ar condicionado.

No mercado existem inúmeras opções disponíveis e, há modelos para todos os gostos. Tanta variedade pode confundir o consumidor na hora da compra e para que isso não aconteça com você, preparamos algumas orientações para te ajudar na escolha do ar condicionado perfeito. Ficou interessado? Então continue lendo o nosso artigo!

Conheça os tipos de ar condicionado

Antes de mais nada, para acertar na compra do ar condicionado, é preciso conhecer os principais modelos comercializados no mercado. Existem os aparelhos split, os de janela e os portáteis. Veja a seguir as principais características de cada um deles:

  • Ar condicionado de janela: De acordo com a Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento, o aparelho de janela possui uma condensadora interna que esfria o ar e o libera evaporado para o ambiente. A instalação é simples, mas é preciso fazer uma abertura na parede para que parte do ar condicionado fique fora dos cômodos. Um ponto positivo desse aparelho é o fato dele ser compacto, porém ele faz muito ruído e pode não ser eficiente em espaços amplos.

  • Ar condicionado split: Esse aparelho é constituído por uma evaporadora interna e uma condensadora externa, além de uma tubulação que liga as duas unidades. A parte mais barulhenta é a que fica fora do cômodo e a parte silenciosa, no caso a condensadora, é a responsável por despejar o ar resfriado no ambiente. Esses modelos podem ser instalados no alto da parede, no teto, no piso, no forro, atrás do sofá, etc. Vale destacar que o ar condicionado split chega a ser 70% mais econômico do que aparelhos de janela.

  • Modelos portáteis: Os modelos portáteis de ar condicionado podem ser transportados pela casa e normalmente possuem capacidade entre 10 mil e 12 mil BTUs. Eles não precisam ser instalados e a principal vantagem é a mobilidade. O problema é que apesar disso, o modelo ocupa mais espaço e é mais barulhento do que o ar condicionado split.

Como escolher o ar condicionado perfeito?

Ao escolher um ar condicionado, considere a potência do aparelho e opte pelo modelo que atende melhor às necessidades do ambiente. Leve em conta também o número de portas e janelas do espaço, a incidência de luz solar no cômodo, a quantidade de moradores e a existência de aparelhos eletrônicos no ambiente. Outra boa estratégia para tomar uma decisão acertada é procurar a orientação de um especialista.

Depois de escolhido, como manter o aparelho?

Não basta escolher um bom ar condicionado e não cuidar do aparelho da forma adequada. Para garantir o bom funcionamento e durabilidade do equipamento, é importante limpar o ar condicionado pelo menos uma vez por mês. Em áreas poluídas, épocas secas e casas com pets, o ideal é que essa higienização seja realizada com mais frequência.

Confira vários modelos de ar condicionado no site da Casa Show. Clique aqui e aproveite! 🙂

E aí, gostou das nossas dicas? Elas vão te ajudar na escolha do ar condicionado? Compartilhe suas opiniões com a gente através dos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.