Como escolher um apartamento para alugar

0
145
Alugar Apartamento

Escolher um apartamento ideal para morar pode ser uma tarefa difícil. No entanto, algumas dicas podem te ajudar a escolher o lugar mais adequado para você e ainda facilitar sua vida!

 

Alugar Apartamento

 

Alguns fatores são essenciais antes de alugar um apartamento. Confira:

 

1- Optar por prédios que tenham um sistema de vigilância monitorado 24h;

 

2- Apartamentos que sejam voltados para o sol da manhã, quartos, principalmente;

 

3 – Quanto à questão dos materiais, o mais importante é escolher imóveis que tenham como construtoras, aquelas com o “nome” consolidado no mercado, como empresas que investem e primam pela qualidade e segurança das construções;

 

4 – Ainda com relação aos materiais, convém observar se há vazamentos, manchas de infiltração nas paredes e tetos;

 

5 – Apartamentos que contém banheiros com ventilação natural. No caso disso não ser possível, que os mesmos possuam exaustores mecânicos instalados;

 

6 – A “planta” do apartamento deve ser capaz de oferecer privacidade à área íntima do imóvel;

 

7 – As unidades devem ter uma área completa de serviço;

 

8 – O inquilino deverá verificar se a garagem está contemplada na unidade que ele(a) pretende alugar;

 

9 – Optar por imóveis que tenham até 10 anos de construídos. No caso de prédios mais antigos, verificar se possível o percentual e os locais das reformas e/ou intervenções;

 

10  Verificar o valor da taxa condominial, e número de unidades habitacionais por pavimento e o número de pavimentos.

 

Aluguel Apartamento

 

Quem pode alugar um apartamento?

 

Quem já tentou alugar um imóvel sabe que existem algumas condições contratuais que, muitas vezes, podem ser um problema para o inquilino. Necessitar de um ‘fiador‘ costuma ser uma segurança adicional para o proprietário, mas uma ‘dor de cabeça’ para o inquilino, pois nem sempre é fácil conseguir quem o seja. Uma alternativa seria o depósito de determinado número de aluguéis como parte da garantia, isto é, o cheque caução.

 

Alguns proprietários ou imobiliárias ainda aceitam uma taxa extra no aluguel, que serve como um seguro, substituindo o caução ou a necessidade de um fiador. Se a pessoa tiver algum tipo de ‘bem’, poderá oferecê-lo como parte da garantia, caso o proprietário e/ou a administradora aceite.

 

Aluguel que cabe no bolso

 

Antes de dar entrada no aluguel, lembre-se de procurar um lugar que caiba no seu bolso e tente sempre manter as finanças em dia, para não sofrer com prejuízos no futuro. A melhor opção é sempre aquela que permite que você continue com o seu padrão financeiro e que mantenha a sua qualidade de vida. É necessário verificar se vale mais a pena investir em aluguel ou na compra do tão sonhado imóvel.

 

Vantagens de alugar um apartamento

 

Uma das vantagens do aluguel é a possibilidade de a pessoa poder trocar de imóvel e de local, ao fim de cada 30 meses. Mesmo que seja por 30 meses, renováveis ou não, é necessário analisar o tempo de vida do imóvel, se oferece infraestrutura de lazer, se é bem localizado, se está próximo ao comércio e aos serviços, se o bairro oferece opções de transporte variado e etc.

 

Visite o imóvel

 

Aconselhamos ao futuro morador a fazer visitas ao imóvel escolhido, em horários específicos, por exemplo à noite – para verificar se é um local considerado seguro – em dias de chuva forte, evitando assim imóveis localizados em áreas suscetíveis a alagamentos, e nos horários de congestionamentos, o que é uma constante nos dias de hoje, independentemente da hora. Isso é essencial para que se tenha um retrato mais real possível, do cenário em que o futuro inquilino viverá nos próximos 30 meses.

 

Depois dessas dicas, não saia por aí alugando qualquer coisa hein!!

Bjos e até a próxima!

 

 

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here