Escolha o filtro de água ideal para a sua casa

0
1171

Você cuida da água que bebe no seu dia a dia? Não? Pois deveria! De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 25 tipos de enfermidades são resultantes da ingestão de água contaminada, seja porque a região não conta com o devido saneamento e tratamento da água, seja por causa da falta de higiene das caixas d´água, tubulações antigas ou eventuais vazamentos que facilitam o acúmulo de sujeira.

Diante dessa situação, os filtros se tornam elementos essenciais para garantir a segurança da água, tornando-a potável e saudável para o consumo. O melhor de tudo é que esses objetos são super acessíveis! Atualmente há no mercado várias opções de filtro, incluindo os de barro, plástico, porcelana, além dos famosos purificadores, filtros de pressão instalados nas torneiras, ozonizadores, dentre outros. Quer descobrir que tipo de filtro deve ser usado na sua casa? Então continue lendo o nosso artigo!

Filtro de barro

Os filtros de barro funcionam por gravidade e a água é filtrada passando de um recipiente para outro. O elemento filtrante, nesse caso, é uma vela de cerâmica que contém nitrato de prata e carvão ativado. Os pontos positivos desse filtro consistem no fato dele ser barato e reter cerca de 99% das impurezas. A desvantagem é que eles não eliminam as bactérias completamente. Além disso, as velas precisam ser constantemente verificadas e trocadas.

Purificador

Os purificadores são mais modernos e elaborados do que os filtros de barro. Esses aparelhos são acoplados ao encanamento ou à torneira e funcionam por meio de uma bomba que dá pressão à água. Os purificadores possuem elementos filtrantes que bloqueiam os grânulos e partículas da água. A grande vantagem do purificador é a durabilidade do aparelho e a capacidade de remover o excesso de cloro da água. O aspecto negativo é o preço, pois o purificador é muito mais caro do que os filtros comuns.

Confira em nosso site alguns modelos de purificadores clicando aqui.

Filtro de pressão

Também chamado de filtro de torneira, esse filtro é simples e sua instalação é fácil. Como se não bastasse, o preço dele é bastante acessível, se comparado aos purificadores de água. Infelizmente, a filtragem não é perfeita e a pressão da água pode empurrar sujidades e contaminando a água que você vai beber.

Clique aqui para ver algumas opções de filtro de pressão.

Filtro central

Esse filtro é prático e tem a função de filtrar toda a água da residência. Ele precisa ser instalado antes da caixa d´água ou após o hidrômetro. Vale destacar que esse filtro ajuda a manter a caixa d´água limpa, além de evitar entupimentos na tubulação.

Ozonizador

Os ozonizadores, como o próprio nome sugere, são filtros que purificam a água usando o gás ozônio. As vantagens desse tipo de tratamento da água são a alta capacidade de eliminar bactérias e vírus, maior eficácia do que o cloro e custo relativamente baixo. A parte ruim é a demora na purificação e menor durabilidade do aparelho.

Dicas  para acertar na escolha do filtro

  • Escolha não apenas um filtro que remova a sujeira da água, mas que também a purifique.

  • Se você não tiver condições de comprar um aparelho caro, opte pelos filtros de barro. Eles são simples, baratos, eficientes e conservam a água sempre fresca. Só não se esqueça de verificar se a vela está limpa.

  • Se a água da sua casa tem um cheiro muito forte de cloro ou é advinda de poços artesianos, invista em um aparelho purificador.

  • Confira se o filtro escolhido possui o selo do INMETRO-Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

  • Independente de qual filtro você escolha, limpe a caixa d´água de seis em seis meses e faça a devida manutenção dos encanamentos.

E aí, ficou mais fácil decidir qual é o melhor filtro para sua casa? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários. Até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria