Esclarecemos 5 mitos da decoração de ambientes para você

0
1144

Muito mais do que uma questão estética, a decoração do lar é uma forma de expressão. Por isso mesmo, precisa ser pensada para refletir o gosto pessoal e estilo dos moradores, agregando conforto e praticidade aos espaços. E apesar de parecer uma tarefa fácil, muitas pessoas se deparam com mitos da decoração de ambientes que podem dificultar escolhas simples.

Mas a verdade é que não existe regra quando o assunto é decoração. Basta seguir critérios básicos de harmonização e soltar a criatividade para criar um décor que reflita sua personalidade e faça você se sentir parte da casa. Neste post, conheça 5 mitos que devem ser deixados de lado na hora de decorar o seu lar.

Quais mitos da decoração de ambientes devem ser esquecidos?

1. Não se deve misturar estampas e texturas

Essa é, certamente, uma regra que deve ser revista. Tomando cuidado quanto às cores e tipos escolhidos, é possível misturar estampas e texturas na decoração sem deixar o espaço visualmente poluído.

Você pode, por exemplo, misturar almofadas quadriculadas e listradas na sala de estar. Também pode combinar uma parede rústica de tijolos à vista com sofá ou poltrona clássica, de tecido delicado. E que tal uma cortina de estampa geométrica e um tapete floral?

Independentemente da decisão, você só precisa se preocupar em planejar a disposição dos itens para que o resultado final seja bonito.

2. Cores escuras nas paredes deixam o ambiente pesado

Muita gente evita usar cores escuras nas paredes por pensar que elas tornam os ambientes escuros ou deixam o clima pesado. Mas saiba que quando aplicadas de maneira estratégica, as cores escuras – como o azul-marinho, o marrom e o preto – acrescentam elegância, modernidade e muito estilo à decoração. Então, se a ideia for adotar esse visual, apenas atente-se ao tamanho do cômodo.

Por exemplo: caso o ambiente escolhido seja pequeno, prefira colorir uma ou duas paredes de cor escura, enquanto mantém as outras com tons claros. Assim, você cria profundidade, acerta em cheio na iluminação e evita a sensação de sufoco.

Nos cômodos maiores da casa, a liberdade e opções aumentam: aposte nas tonalidades escuras para o teto, chão ou todas as paredes. Vale pesquisar algumas ideias no Pinterest para se inspirar!

3. Todas as janelas devem ter cortinas

Nem todo mundo gosta de cortinas nas janelas, há quem prefira uma aparência clean, bem iluminada, com os vidros à mostra e paisagem exposta. Portanto, por que não abrir mão desse acessório?

Quanto à preocupação com a privacidade, essa questão pode ser resolvida com a aplicação de insulfilme e outras alternativas de posicionamento. Portanto, esqueça este mito!

4. Quadros devem ser colocados somente nas paredes

Mesmo que gradualmente, as pessoas passaram a entender que nem sempre os quadros devem ficar pendurados nas paredes e à altura dos olhos.

Pense nas telas como itens totalmente versáteis, que ficam bem tanto suspensos, de maneira convencional, como apenas apoiados entre o chão e a parede ou, ainda, inclinados em cima de mesas e prateleiras.

5. É necessário escolher apenas um estilo de decoração

Você não precisa – e nem deve – escolher um estilo de décor predeterminado para colocar em prática em sua casa. Até porque, na maioria das vezes, as pessoas se identificam com mais de uma tendência e misturá-las é a melhor opção para criar um visual único para o lar.

Não se limite apenas a um tipo de decoração e sinta-se à vontade na hora de fazer as composições. É totalmente possível, por exemplo, combinar o estilo minimalista com o escandinavo e o industrial. Por isso, reúna referências e aplique-as do seu jeito em sua casa!

Você viu que o segredo para criar uma decoração autêntica é desprender-se desses mitos da decoração de ambientes e montar combinações que transmitam suas preferências. Por isso, seja criativo!

Quer ler mais posts como este? Assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade do blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria