Entenda como deve ser usada cada uma das brocas da sua furadeira

0
2659

Não é todo reparo ou qualquer pequena obra em casa que requer a intervenção de profissionais, certo? Por outro lado, se você não sabe usar adequadamente os equipamentos, um problema inicialmente pequeno pode acabar se tornando um problemão. Só para se ter uma ideia, utilizar uma broca inadequada para a superfície pode prejudicar o resultado do trabalho, além de causar danos às vezes irreparáveis na parede ou nos móveis. Para evitar uma possível confusão diante de tantas opções de brocas disponíveis no mercado é que preparamos este material. Pois então confira agora mesmo nosso post e nunca mais use brocas para pedras na superfície de madeira!

Broca de videa

A broca de videa é específica para fazer perfurações em materiais em alvenaria, mármore e concreto, superfícies extremamente resistentes. Vale destacar que essa broca deve ser usada na posição de martelete para que que o serviço seja satisfatório.

Broca aço rápido

Como o próprio nome sugere, essa broca é exclusiva para furar superfícies metálicas. Mas fique atento, porque as brocas de aço rápido possuem várias espessuras diferentes!

Broca três pontas

A broca de três pontas apresenta um efeito inusitado, já que, ao entrar em contato com superfícies de madeira, ela esquenta. Normalmente feita de aço carbono, esse modelo serve para furar tábuas e móveis de madeira.

Broca serra copo

As brocas do tipo serra copo são utilizadas para fazer furos maiores nas superfícies — especialmente nos móveis pelos quais se deseja passar fios. Como esse tipo de broca pode ser encontrado em diferentes diâmetros, avalie bem sua necessidade e a superfície para escolher o modelo certo.

Broca de SDS

A broca de SDS é subdivida em dois tipos específicos: a plus e a max. Essas brocas são usadas para fazer perfurações em concreto, mármore e alvenaria. Elas possuem um encaixe preciso, que evita deslizes e permite um trabalho bem mais profissional.

Broca chata

A broca chata é muito popular e pode perfurar superfícies mais grossas, com espessuras maiores do que 20 centímetros. De modo geral, essa broca é usada para perfurações em fibra ou madeira.

Broca serpentina

A broca serpentina também é muito comum em serviços domésticos, principalmente em pequenos reparos. Ela é usada para perfurar qualquer tipo de madeira, desde as duras, passando pelas molhadas e chegando às macias.

Broca multiconstruction

Essa é a verdadeira broca pau para toda obra! Multifuncional e versátil, a broca multiconstruction serve para fazer perfurações múltiplas em qualquer que seja a superfície, um bom investimento para se ter em casa.

Broca para vidro

Essa broca dispensa apresentações! Com o próprio nome diz, esse modelo fura superfícies envidraçadas, inclusive garrafas. Lembrando que essa opção é dividida em dois tipos: diamantada de ponta arredondada e diamantada de ponta oca. Qual é a mais adequada para a função?

Agora que você já sabe qual broca utilizar em seus reparos, não deixe de passar no site da Casa Show! Lá você encontra os materiais e as brocas necessárias para te auxiliar. Clique aqui e confira!

Comente aqui e nos conte suas impressões e experiências!

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria