Entenda as diferenças entre aquecedor, umidificador e climatizador

1
1882

Nosso lar deve sempre ser um espaço acolhedor e agradável, confortável para descansar, receber os amigos e viver momentos prazerosos em família, não concorda? E uma das melhores formas de tornar isso possível é investir no conforto térmico da residência. Nesse sentido, os aquecedores, umidificadores e climatizadores acabam se tornando objetos de desejo, já que aumentam a sensação de bem-estar nos ambientes da casa, faça chuva ou faça sol. Mas você ainda se confunde e não sabe quais realmente são as diferenças entre esses três aparelhos? Pois continue lendo o nosso artigo e descubra já:

Aquecedor

Os aquecedores são normalmente usados em regiões frias para promover o aquecimento do espaço. Assim, configuram-se, no inverno, como uma ótima opção para casas que não possuem lareira. Esses aparelhos costumam ser usados em dormitórios e salas, especialmente durante a noite, quando as temperaturas caem mais bruscamente. Apesar de serem super seguros, é conveniente que os aquecedores não fiquem ao alcance de crianças, pois podem provocar queimaduras quando tocados. Vale ressaltar que, atualmente, também existem aparelhos de ar-condicionado que operam como aquecedores. Nesse caso, a multifuncionalidade e a versatilidade vem bem a calhar, uma vez que torna o dia a dia mais prático e ajuda no aproveitamento do espaço.

Climatizador

Muitas vezes os climatizadores são confundidos com aparelhos de ar-condicionado, entretanto, esses equipamentos possuem algumas diferenças básicas. Enquanto o ar-condicionado emite um ar gelado e promove a troca de temperatura do ambiente externo com o ambiente interno, os climatizadores são responsáveis apenas por melhorar a sensação térmica, refrescando a casa. Apesar de não produzir exatamente o mesmo conforto térmico que o ar-condicionado, o climatizador apresenta a vantagem de consumir bem menos energia — o que, nos dias de hoje, vale ouro.

Umidificador

umidificador é um aparelho indicado para ambientes mais secos, nos quais a umidade do ar costuma ficar abaixo dos 40%. Sendo capaz de melhorar a umidade do ar, o umidificador ajuda diretamente no controle dos mais diversos problemas respiratórios. Uma das principais vantagens desse aparelho é que ele é bastante acessível se comparado aos aquecedores e climatizadores.

Funcionamento

O climatizador torna o ambiente mais agradável por meio da circulação do ar e também da evaporação da água, podendo amenizar tanto o frio como o calor, a depender da necessidade. O aquecedor, por sua vez, esquenta o ar em volta do aparelho e o dissipa para o ambiente, sendo especialmente indicado para ambientes pequenos. Já o umidificador é um aparelho mais simples, que funciona por meio de um compacto tanque de água acondicionado com um emissor de ultrassom. Quando ligado, o aparelho quebra as moléculas de água e um ventilador interno faz a dispersão de uma névoa umidificada pelo ambiente.

Efeito térmico

O aquecedor, como o próprio nome sugere, deixa os ambientes mais quentinhos e acolhedores. Os climatizadores amenizam o calor e melhoram a sensação térmica, mas não fazem milagres, diminuindo a temperatura entre 3 ou 4 graus centígrados. Já os umidificadores não climatizam nem alteram a temperatura do ambiente, só melhoram a qualidade do ar.

Viu como nem é tão complicado? Pois agora que você já sabe as diferenças entre aquecedor, umidificador e climatizador, comente aqui e nos conte se ainda ficou alguma dúvida! E não se esqueça de visitar a nossa seção de ar e ventilação para conferir ótimos produtos!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.