Entenda a importância dos Equipamentos de proteção individual – EPIs na obra

0
2416

Equipamentos de Proteção Individual ou EPIs têm a finalidade de prevenir acidentes de trabalho. São produtos que protegem trabalhadores contra os riscos e preservam sua segurança e saúde física.

 

 

Na construção civil, assim com em outras indústrias e segmentos, a empresa dever fornecer o kit de proteção individual sem custos ao trabalhador que deve ser responsável pelos cuidados com os equipamentos, como limpeza, conservação e guarda. A empresa também deverá fornecer um treinamento sobre o uso correto dos produtos e, dessa forma, evitar que funcionários trabalhem sem proteção.

 

O uso dos EPIs também é muito importante para garantir a segurança e evitar acidentes com trabalhadores autônomos. Alguns estão conscientizados sobre a importância, outros consideram o uso dispensável, alegando desconforto. Se a obra for na sua casa, exija a utilização dos EPIs necessários para evitar acidentes. Se for o caso, ofereça o kit gratuitamente ao trabalhador.

 

Na obra ou construção, existem alguns equipamentos utilizados com maior frequência, mas não há regras ou uma lista exata. Tudo vai depender da dimensão da obra e das orientações do Técnico ou Engenheiro em Segurança do Trabalho.

 

Entre os mais comuns ou mais utilizados, o capacete aparece no topo da lista. Protege a cabeça contra impactos, quedas de objetos, fogo, calor e até choques elétricos em alguns casos.  Não menos importante, os protetores auditivos ou auriculares, como o próprio nome diz, protegem a audição e evitam que ruídos intensos causem lesões no ouvido. Abafadores de ruído possuem a mesma função.

 

 

Protetores para a face, além de preservar o rosto, protegem os olhos.  O objetivo das máscaras ou viseiras  é evitar o contato com produtos químicos, partículas, soldas e outras substâncias. Mas, em alguns casos, o protetor para olhos é suficiente.

 

Protetores para olhos têm lentes resistentes para proteger contra impactos de partículas e fragmentos, respingos de substâncias químicas, poeira, radiação, luminosidade intensa e outros. São encontrados em diversos modelos, cada um com uma finalidade de uso.

 

Para proteger os membros superiores, a indicação são luvas. Elas estão disponíveis em diversos tipos de material, cada modelo é recomendado para uma forma de uso, depende do ambiente de trabalho. Em geral, elas protegem as mãos e braços de agentes cortantes ou perfurantes, calor, substâncias químicas, choques elétricos e outros riscos.

 

Botas e botinas não podem faltar. São sapatos para a segurança dos pés. Podem ser impermeáveis, modelo botina, modelo bota, tipo sapato e outros. O importante é que protegem contra choques elétricos, líquidos e umidade, objetos cortantes, produtos químicos e demais agentes que podem causar danos à saúde.

 

Encontre diversas opções em Equipamentos para Segurança Individual no site Casa Show. Compre online e garanta proteção e segurança na sua obra ou construção. Confira aqui.

 

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here