Efeito ombré na decoração: que tal apostar?

0
1130

Você já ouviu falar do efeito ombré? Talvez até já tenha visto a técnica ser aplicada em cabelos e unhas, mas nunca imaginou que ela também pode ser utilizada nos projetos modernos de decoração, acertamos?

Pois saiba que o famoso degradê tão utilizado nos vestuários e na indústria de beleza agora também está presente embelezando as residências. Nunca imaginou que isso seria possível? Então confira nosso artigo e reveja os seus conceitos. Quem sabe você também se apaixona pela técnica?

Conheça o efeito ombré

O efeito ombré é justamente o resultado de um degradê de cores que causa a clara impressão de transição. No efeito ombré, tons de uma mesma família aparecem em uma única superfície, deixando o aspecto bonito, moderno e encantador. A depender da tonalidade, o resultado da técnica ombré pode ser delicado ou marcante. Vale salientar que normalmente as paletas de cores utilizadas na decoração de interiores são mais claras.

Onde usar essa tendência?

O efeito ombré pode ser usado na reforma de móveis, pintura de paredes, tingimento de cortinas e almofadas, confecção de luminárias e revestimentos de poltronas. Essa tendência também tem aparecido em peças decorativas, como quadros, papéis de parede, vasos e tapetes. Nos quartos infantis, o ombré rosa, roxo, azul ou verde são sempre sucesso garantido. A novidade fica mesmo por conta dos banheiros, pois esse ambiente tem recebido a técnica ombré em forma de pastilhas de vidro.

Como fazer uma pintura ombré na parede?

Apesar de parecer um trabalho complexo, fazer uma pintura ombré na parede é mais simples do que se imagina. Confira o passo a passo!

  1. Primeiro, escolha as tonalidades das tintas que você vai usar, sempre com bastante cuidado para optar por cores que causem o efeito de tom sobre tom;

  2. Forre o chão com lona, jornais ou folhas de revista. Também proteja os rodapés com fita crepe;

  3. Pinte a parede com a cor mais clara;

  4. Passe a cor mais escura na parede, atingindo no máximo a altura do seu joelho;

  5. O meio da parede deve ser pintado com uma tonalidade intermediária.

Observação: para obter um efeito uniforme, com a tinta ainda molhada, use um pincel fino para misturar uma cor à outra e fazer a transição de maneira natural. Se você não fizer isso, as faixas ficarão bonitas, porém mais demarcadas.

Dicas extras para usar o efeito ombré na décor

  • Antes de colocar a mão na massa, tente fazer uma simulação de como o ambiente ficará depois da técnica ombré. Se preciso, procure um profissional para te auxiliar;

  • A técnica ombré pode ser usada de forma clássica e sutil ou moderna e chamativa; Você deve escolher o que faz seu estilo;

  • Pesquise o significado das cores antes de escolher a sua paleta;

  • Analise o espaço e os itens que irão complementar a decoração. Procure compor o efeito ombré com peças neutras. Assim, os elementos não conflitam entre si e o degradê receberá o destaque que merece;

  • Se você pintar uma parede com a técnica e dentro de pouco tempo acabar enjoando, basta repintar a parede de uma única cor.

E aí, gostou das nossas dicas? Apostaria no efeito ombré para renovar a sua casa? Compartilhe conosco as suas opiniões!

© Depositphotos.com / FlashDevelop
© Depositphotos.com / belchonock
Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria