Ducha ou chuveiro, qual escolher?

0
427

Nada melhor do que um banho relaxante depois de um dia cansativo de trabalho, ou então aquele jato refrescante em dias quentes de verão, certo? Mas, para garantir o bem-estar na hora do banho, é fundamental comprar o aparelho mais indicado para o seu lar e os seus anseios.

E entre ducha ou chuveiro, qual escolher? Veja as diferenças entre os itens e saiba qual a melhor escolha para esse momento tão importante do dia!

Duchas

As duchas, em sua maioria, não aquecem a água instantaneamente, pois não possuem resistência elétrica. Por isso, precisam de aquecedores para gerar água quente, sejam eles solares, elétricos ou a gás.

Oferecem mais opções de temperaturas de água e jatos mais potentes, garantindo um banho mais gostoso e relaxante. Em contrapartida, a ducha consome mais água, já que perde o líquido frio que acaba parado entre o aquecedor e o bocal de saída.

As duchas costumam também ter valor um pouco mais elevado do que os chuveiros, já que geralmente são feitas de metais e contam com design moderno e diferenciado, além de tecnologias inovadoras como cromoterapia e até música!

Chuveiros elétricos

Com geralmente três opções de temperatura – desligado, morno e quente –, o chuveiro elétrico é o modelo mais popular. Ao contrário das duchas, esses chuveiros têm resistência elétrica para aquecer a água automaticamente.

Fáceis de instalar, possuem potência máxima de 5500w e têm fluxo de água menor do que o da ducha. Portanto, se você prefere um fluxo de água mais intenso, ou seja, maior vazão de água, é aconselhável adquirir um pressurizador, optar por um aparelho que já venha com o equipamento ou investir em modelos mais novos, que possuem jatos mais potentes.

Chuveiro eletrônico

É uma ótima opção, já que permite que a temperatura seja regulada de maneira gradual, garantindo banhos no clima desejado por você. O acionamento da temperatura é feito por comando eletrônico, o que dispensa a necessidade de desligar o aparelho para esquentar ou esfriar a água.

É possível encontrar também chuveiros eletrônicos pressurizados, indicados para casas que precisam de aparelhos com maior pressão.

Chuveiro multitemperatura

A maioria desses modelos tem de três a quatro níveis de temperatura, que vão de inverno a verão. Possuem aquecimento de água bem potente, porém precisam ser desligados para a regulagem de temperatura.

São também bastante procurados no mercado, tanto pelo preço quanto pela variedade de marcas e modelos disponíveis.

Dica: Independentemente do modelo que escolher, na hora de instalar a ducha ou o chuveiro, verifique sempre a pressão da água – ambos dependem de fatores externos para ter uma boa pressão.

E lembre-se: quanto maior a distância da caixa d’água, maior será a pressão. Assim, na hora de comprar o aparelho, verifique na embalagem a quantos metros da caixa o chuveiro deve ser instalado.

Confira em nosso blog também como conservar e limpar duchas e chuveiros.

Agora que ficou mais fácil escolher o aparelho ideal para o seu banho, visite a Casa Show e aproveite as melhores ofertas de duchas e chuveiros!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria