Dobradiças: conheça os tipos e como escolher

0
1653

Portas e janelas são partes fundamentais de qualquer construção, isso todos sabem. O que pouca gente se atenta é o que garante o bom funcionamento desses acessórios, ou seja, aquelas pequenas peças que funcionam como um esqueleto para portas e janelas, mantendo-as presas ao batente: as dobradiças.

E o que você deve saber sobre essas peças? Existe algum segredo na hora de escolher? Acompanhe nosso post e saiba mais sobre os tipos e como escolher as dobradiças.

Material

Geralmente, as dobradiças são de ferro, alumínio ou aço inox. Os dois últimos tipos são menos afetados por intempéries do que as de ferro, logo, se for instalar uma dobradiça nova, dê preferência para esses materiais.

As dobradiças feitas de alumínio funcionam perfeitamente em portas de placa de MD. Já portas mais pesadas exigem dobradiças de aço inox. Para quem mora em regiões litorâneas ou para lugares com alto índice de umidade, é recomendada a utilização de dobradiças de latão.

Quantidade

Um questionamento comum em relação a dobradiças é quantas peças devem ser utilizadas na porta.  Bem, muito provavelmente você já mexeu em uma porta de armário e a sentiu meio bamba. Pois então, isso acontece pela pouca sustentação das dobradiças. Ou seja, quanto mais alta e pesada a porta, mais dobradiças serão necessárias para um suporte efetivo.

Tipos

Dobradiça para porta

As dobradiças para porta são instaladas em conjunto, entre a porta e o batente. Podem ser encontradas em dois modelos: as mais comuns são feitas de duas chapas, conhecidas como asas e são interligadas por um eixo vertical, o pino. O modelo com anel, no entanto, é mais recomendado para portas pesadas, já que é uma versão mais reforçada.

Dobradiça para janela

Instaladas em pares, o modelo mais recomendado para janelas e porta estilo balcão é a dobradiça palmela, uma versão reforçada que possui maior distância entre o eixo e o parafuso.

Dobradiça pivotante

Utilizada em portas pivotantes, são instaladas nas partes superior e inferior da porta. A dobradiça, nesse modelo, funciona como um pivô, no qual a porta gira para abrir e fechar. Pode ser utilizada em portas grandes e pesadas.

Dobradiça para móveis

Conhecidas também como dobradiças de pressão, esse modelo possui um sistema de molas para facilitar a abertura e o fechamento de armários.

São encontradas nos seguintes tipos: retas, para portas sobrepostas ao móvel, como as dos armários de cozinha; curvas, indicadas para portas sobrepostas apenas parcialmente ao montante do móvel – normalmente em dormitórios e em móveis no qual as portas se abrem no meio; e supercurva, utilizada em portas embutidas no montante do móvel.

Dobradiça para portão

A dobradiça para portão precisa ser bem resistente, para garantir segurança e equilíbrio à estrutura. Feita de metal, essa dobradiça deve ser instalada em conjunto – dependendo da altura e do peso do portão, é preciso mais que duas dobradiças – e possui uma parte para fixação no portão e outra para chumbar na parede, garantindo mais firmeza.

 

Ainda tem alguma dúvida sobre qual dobradiça escolher? Não se preocupe, passe na Casa Show e conte com a ajuda de nossos especialistas para comprar o modelo ideal para você!

 

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria