Diferença entre cerâmica e porcelanato

0
912

Para fazer a escolha correta, precisamos conhecer bem as nossas opções. E, para escolher o melhor produto para a sua reforma, é bom saber, pelo menos, quais são as principais diferenças entre os produtos mais oferecidos pelo mercado, não é?

Sabemos muito bem que o planejamento é a parte mais importante de qualquer projeto, porque é a partir dele que você pode se organizar, seja em relação ao tempo, seja em relação ao orçamento. Para desenvolver um bom planejamento para a sua reforma, é preciso fazer boas escolhas na hora de comprar os revestimentos e os pisos, porque isso pode fazer toda a diferença.

Para ajudar você nessa tarefa não muito simples, reunimos as características e as propriedades das cerâmicas e dos porcelanatos em um só texto. Dê uma conferida e decida qual é o mais indicado para a sua obra.

 

Leia também: Como escolher o piso e o revestimento ideais para a sua casa

 

Cerâmica

A matéria-prima da cerâmica é a argila. Comparada ao porcelanato, a cerâmica é produzida de forma mais simples e queimada a uma temperatura menor.

Não há um tamanho padrão do produto. Hoje em dia, você encontra cerâmicas de diversos tamanhos, cores e acabamentos.

Leia também: Como pintar o piso

Na Casa Show, você pode encontrar esses e vários outros revestimentos e pisos de cerâmica. Com tanta opção linda, sua reforma vai ser um sucesso!

 

 

Porcelanato

Como já falamos anteriormente, embora sejam produtos muito semelhantes, a cerâmica e o porcelanato passam por processos de produção diferentes. O porcelanato também tem argila em sua composição, mas os minerais rochosos aparecem em maioria. A temperatura média de queima do produto é de 1.200°C.

Leia também: Os pisos mais indicados para a área externa

Essas condições de produção fazem com que sua aparência seja mais homogênea e seu material mais resistente, durável, com baixa absorção de água.

Qual é o melhor?

Os dois têm vantagens e desvantagens. Para escolher o produto ideal, é preciso avaliar o local em que ele será utilizado e a sua resistência. Nesse caso, é mais válido fazer um investimento e adquirir um produto que atende às suas necessidades e aos seus desejos do que tentar fazer economia. Por serem ambos duráveis, você pode ter de conviver durante muito tempo com um piso que não gosta só porque estava mais acessível no momento.

É possível encontrar tanto a cerâmica quanto o porcelanato com diversos acabamentos, cores e formatos. Uma tendência que vem se reafirmando a cada ano são os pisos e revestimentos frios que imitam pedras e madeiras, além dos estampados. As possibilidades são imensas. Com certeza, tem uma que combina exatamente com o que você quer e precisa.

Leia também: Aprenda a pintar azulejos

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre o piso cerâmico e o porcelanato, qual dos dois você prefere? Conte aqui embaixo o que mais você gostaria de encontrar no blog. E, se precisar de ajuda, passe na Casa Show mais perto da sua casa e fale com os nossos consultores.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria