Dicas para valorizar o imóvel para venda ou aluguel

0
2354

Localização, metragem, comércio. Esses são fatores óbvios que determinam ou não a valorização de um imóvel. Mas, não pense que são os únicos.

Quando um possível locatário ou comprador vai visitar uma casa ou apartamento para alugar ou decorar, cada detalhe é analisado e alguns deles podem fazer a diferença e influenciar em muito a decisão final.

Vai alugar ou vendar a sua casa? Confira as nossas dicas para valorizar o imóvel para venda ou aluguel.

Pintura

Renovar a pintura é muito importante, já que tintas descascadas ou envelhecidas podem dar o aspecto de um imóvel malcuidado e mais velho. Lembre-se, uma boa aparência sempre conta e chama mais atenção.

Na nova pintura, invista principalmente em cores neutras. Isso não significa que as paredes devem ser todas brancas, mas sim ter um estilo mais clean que não traduza apenas seu gosto pessoal. Tons off white, beges e nudes são bem-vindos.

Manutenção

A manutenção preventiva é fundamental para mostrar ao possível comprador que ele não vai ter gastos extras ou trabalho com reformas.

Assim, faça uma vistoria e conserte possíveis rachaduras, problemas hidráulicos ou elétricos, vazamentos, pisos quebrados. Mais que um gasto, pense na manutenção do imóvel como um investimento – qualquer pequeno defeito pode ser decisivo para o interessado no local.

Limpeza

A casa deve estar sempre limpa e organizada – nem pense em levar um comprador para o seu imóvel caso ele esteja sujo ou bagunçado. Você pode causar uma péssima impressão e comprometer qualquer chance de negócio.

Se o local fica muito tempo fechado, agende faxinas ou faça a limpeza antes das visitas; caso more na residência, guarde toda a bagunça, não deixe louça suja ou camas desarrumadas antes de receber as pessoas.

Iluminação

Uma boa iluminação deixa qualquer local muito mais aconchegante. Então, sabe aquela lâmpada do corredor que está faltando ou aquela luz da bancada do banheiro que queimou e você sempre se esqueceu de trocar? Chegou a hora!

Além de colocar as lâmpadas que faltam e trocar as que não acendem mais, cuide do visual das instalações. Lustres e pendentes devem estar limpos, e nada de gambiarras ou fios à mostra.

Pisos

O estado do piso conta muito na estética final do ambiente. Portanto, se o seu piso está gasto, com rachaduras ou muito ultrapassado, considere fazer a substituição. A troca pode exigir um investimento, mas também gerar um bom retorno.

Considere modelos e cores neutras que combinem facilmente com diversos tipos de decoração, já que você não conhece o gosto do possível interessado.

Fachada

A fachada é o cartão de visitas da casa, então não adianta arrumar o lado de dentro e esquecer-se do exterior. Pichações, grama alta, jardim malcuidado e portão enferrujado dão a impressão de que o local está abandonado, o que pode desvalorizar o imóvel.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria