Dicas para renovar a área externa da sua casa

0
478

A área externa, sobretudo a fachada, é o cartão de visitas da nossa casa. E ela pode e deve ter o seu estilo, seja ele moderno, minimalista, rústico, clássico…

Veja as nossas dicas para renovar o ambiente externo e deixe a sua casa muito mais interessante e convidativa.

Cores

Uma nova pintura, seja para renovar a cor atual ou adotar uma nova, pode mudar totalmente a fachada da sua casa. Na hora de escolher as cores, você pode optar por tons mais neutros e sóbrios, como cinza e tons pasteis, ou ter uma casa mais ousada, com tons alaranjados, turquesa, amarelo. Tudo de acordo com sua preferência.

Outra alternativa que garante um visual moderno e charmoso é a combinação de dois tons na fachada. Essa combinação pode ser feita com cores irmãs ou em contraste, aplicando um tom mais neutro junto com uma cor forte.

E lembre-se: ante de iniciar uma nova pintura, é importante que a superfície da fachada esteja limpa, sem sinais de umidade, trincas e rachaduras.

A tinta acrílica é a mais indicada para a área externa, por ser mais resistente a intempéries como sol, chuva etc. Dê preferência também às tintas de acabamento brilhante ou semibrilho, que facilitam a limpeza e refletem os raios UVA e UVB, o que faz com que a tinta resista por mais tempo.

Revestimentos

Se você quer fugir da pintura tradicional e garantir um visual mais criativo, o que não faltam são opções de revestimentos para se adequar ao estilo da construção e decoração de sua casa.

Você pode utilizar revestimentos cerâmicos, vidro, pedras naturais, tijolos, madeiras, porcelanatos, placas de aço, e muitas outras opções, mas atente-se: os revestimentos devem sempre ser aplicados sobre a superfície já tratada, sem infiltrações, trincas e rachaduras.

Pisos

Na hora de escolher um piso para a área externa, não leve em consideração somente a estética. É preciso ter em conta fatores como resistência, adequação ao clima e ao ambiente, fluxo de pessoas e facilidade de limpeza.

Geralmente, os pisos antiderrapantes de porcelanato ou cerâmica são os mais indicados para áreas externas, mas você pode contar também com opções como pisos cimentícios, decks de madeira em áreas com piscina, ladrilho hidráulico, porcelanato acetinado ou rústico, entre outros materiais – considerando sempre os fatores citados, claro.

Iluminação

Aumentar a beleza, garantir estilo, dar segurança. Investir em uma boa iluminação em ambientes externos é fundamental.

E esse investimento pode ser feito em luzes econômicas, como as lâmpadas LED. Uma grande sacada para áreas externas é o uso de iluminação direcionada, com spots que criam pontos de luz estratégicos e que podem ser instalados de maneira a destacar detalhes como fachada da casa, portão de entrada, pergolado, elementos do jardim e até mesmo criar caminhos ou iluminar o corredor.

Você também pode usar postes de luz em jardins, luz fluorescente em garagens, arandelas em varandas, pendentes… use a criatividade e usufrua de todo o charme de uma iluminação bem feita.

Gostou de nossas dicas? Acompanhe os nossos canais que vem muito mais por aí!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria