Dicas para reformar a casa morando nela

0
212

Muita gente fica de cabelo em pé só de pensar em iniciar uma obra dentro de casa. Poeira, sujeira, barulho, entra e sai da equipe de construção, tudo isso pode ser realmente estressante.

Mas calma. Por trás de toda a poeira, existem soluções simples que podem evitar problemas e tornar a sua vida e a de sua família muito mais tranquilas durante a obra.

Confira nossas dicas para reformar a casa morando nela.

Estabeleça regras

Converse com os profissionais envolvidos na reforma e estabeleça algumas regras básicas para o seu conforto e o de sua família. Informe os horários dos moradores e cheguem a um acordo sobre as horas de início e finalização da obra.

Deixe claro também em quais espaços é permitido fumar, se os profissionais podem utilizar a garagem, e se existe alguma área que seja vetada à equipe. Acredite, essas medidas podem evitar muitos desgaste no relacionamento entre as partes.

Proteja móveis e objetos

Antes de iniciar a obra, forre o chão com papelão ou plástico para que os pisos não sejam danificados. Cubra também todos os móveis e eletrônicos com plástico ou lona – se possível, prenda as extremidades com fita crepe, para evitar que o plástico se solte em alguma parte.

Retire todos os objetos de decoração ou menores que fiquem soltos e que possam sofrer quedas ou outro tipo de avarias. Embale essas peças com jornal ou outro material e, se possível, guarde tudo em caixas etiquetadas – isso vai facilitar a organização do ambiente após a reforma.

Se estiver reformando a cozinha, deixe geladeira, micro-ondas e demais utensílios em outra área, à qual você possa ter acesso a qualquer momento.

Importante: para ter mais conforto, proteja também os vãos de todas as portas. Isso ajuda a evitar que a poeira se espalhe.

Planeje com antecedência

Converse com a equipe envolvida e saiba o que esperar de cada dia ou etapa. Por exemplo, saber quando será necessário desligar utilitários como água e energia pode evitar surpresas desagradáveis. Se for necessária a utilização de produtos com odor muito forte ou materiais nocivos, você pode programar onde ficar com antecedência.

Em vez de ficar sofrendo por conta da bagunça, que tal também já combinar com a equipe o descarte diário do entulho gerado? Evite o acúmulo de lixo, isso vai deixar a sua casa muito mais organizada e habitável.

Escolha bem os profissionais

Se você pretende fazer a reforma morando na casa, mão de obra qualificada não é suficiente. É importante contar com profissionais caprichosos, cuidadosos e organizados. Peça referências, e sempre converse com o profissional antes da contratação – afinal, se vão conviver um período juntos, um bom entendimento é primordial.

Paciência é fundamental

Tenha paciência. Imprevistos acontecem, certo? Assim, não espere que sua casa fique impecável durante a construção e que tudo saia conforme o planejado. Chuvas, atrasos em entregas, falta de material – a verdade é que alguns fatores estão além do nosso controle.

Portanto, seja flexível e esteja preparado para os contratempos, lembrando que ao final todo o esforço valerá a pena.

Quer mais dicas? Confira também o nosso guia completo para planejar a reforma da sua casa.

Já passou pela experiência de morar em uma obra? Tem mais dicas? Compartilhe conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria