Dicas para realizar uma faxina de fim de ano em sua casa

0
2399

O fim de ano traz muitas expectativas para todo mundo! São as viagens de férias, a ceia de natal, o reveillon. Com isso, surgem mil preocupações e afazeres que devem ser cumpridos antes de dezembro chegar ao fim, não é mesmo?

Muitas pessoas também aproveitam esse clima de fim de ano para fazerem uma bela faxina em suas casas, dessa maneira, poderão organizar todas as coisas e começarem o ano novo com o pé direito!

Antes de começar a sua faxina de fim de ano, é importante você separar em uma folha tudo o que precisa ser feito em sua casa, pois a grande quantidade de tarefas pode fazer com que você se esqueça de um cantinho ou outro. Essa também é a hora de separar todos os produtos que você irá usar, como desinfetantes, sabões, álcool, produtos multiuso, limpa alumínio, detergentes e etc. Faça uma lista de tudo o que precisa e verifique se tem tudo em casa. Caso contrário, hora de ir ao supermercado comprar esses itens.

Separe por cômodos

Agora que você já sabe o que deve fazer, comece por um cômodo de cada vez. A limpeza de cada lugar requer atenção especial, e nós vamos te dar a dica do que fazer em cada canto.

Quartos

O quarto parece ser o lugar mais simples para a limpeza, e é aí que você se engana! Não basta apenas varrer e arrumar a cama para que o ambiente esteja limpo. É necessário fazer a limpeza dos armários e guarda-roupas! Aproveite essa grande faxina para se desfazer de todas as roupas e objetos que você não usa mais e as coloque para doação. Além de deixar tudo limpo e arrumado, você ainda estará fazendo o bem para outras pessoas! Lembre-se de limpar também o espelho com um produto específico, o que irá garantir a sua duração. Arraste os móveis, troque a roupa de cama e limpe os cantos da parede, que com a falta de atenção podem até ficar com teias de aranha! Caso tenha quadros, lembre-se de limpá-los, pois eles acumulam muita poeira sem que você perceba. Para finalizar, passe uma vassoura no teto para tirar qualquer sujeira extra e faça a limpeza do chão.

 

Cozinha

A cozinha é o local onde costuma ter o maior acúmulo de sujeira, isso pela gordura que gruda em tudo com o preparo dos alimentos! Comece a limpeza esvaziando todos os armários e limpando-os por dentro e por fora. Aproveite para separar os utensílios que não servem mais ou os potes que não têm tampa e dê um fim neles, pois tudo o que estão fazendo é ocupar espaço. Um local que vai precisar de uma atenção especial é o fogão. Arraste-o e limpe atrás dele. Lembre-se também da limpeza interna do forno, que é um local que costuma alocar bastante sujeira. Passe produtos específicos para tirar gorduras e manchas que podem estar grudadas e deixe as peças que se soltam, como as grades, de molho com água e sabão. Após fazer a limpeza, certifique-se de que esteja tudo bem seco. Ainda na cozinha, aproveite para fazer também a limpeza interna e externa da geladeira, tirando os alimentos estragados, passando um pano úmido por dentro e limpando cada cantinho! Descongele o freezer e avalie se a comida que está dentro dele pode ser consumida. Caso contrário, se desfaça com gosto. Não se esqueça de eletromésticos pequenos, como micro-ondas, depuradores de ar e até mesmo os filtros de água. Caso sua cozinha tenha janelas, é importante que você as limpe bem, pois por estarem próximas do fogão, acabam ficando sujas e engorduradas.

Banheiro

Agora chegou a hora do banheiro! Por mais que o ambiente seja pequeno, a sua limpeza não é tão fácil quanto você imagina! Para que ele fique bem limpo, é preciso que você fique atento à todos os detalhes. Se você tem um box, comece por ele. Limpe em seus vãos e também suas peças. Isso irá garantir que ele tenha uma vida útil maior, já que com a remoção das sujeiras você evitará danos futuros. Em seguida, passe para as gavetas do banheiro e prateleiras. Sabe aquele shampoo que está no finalzinho? Pode jogar fora! Dê uma olhada no prazo de validade dos produtos restantes e se desfaça dos que já venceram. Dando continuidade à limpeza, um ponto que poucas pessoas prestam atenção é o chuveiro! Limpe em cima dele e por todo o seu comprimento. Em seguida, é hora de limpar os espelhos, lixos e vaso sanitário. Para finalizar, basta passar um pano com desinfetante no chão.

Dicas para realizar uma faxina de fim de ano em sua casa

Sala

Local onde você recebe as visitas, a sala precisa de atenção redobrada! A limpeza semanal não é capaz de dar um jeito em todos os detalhes que precisam ser limpos, então, está na hora de arrastar os móveis, só para começar! Limpe seus armários, estantes, escrivaninhas, mesas e o que mais tiver, tanto sua superfície quanto os objetos que estão nelas. Aproveite o clima de limpeza para colocar a cortina e as almofadas do sofá para lavar, e falando em sofá, é importante fazer uma limpeza nele também. Aproveite também para limpar os ventiladores, saídas de ar e o ar condicionado. se tem dúvidas nesse último item, basta conferir esse nosso post.

Sabe aqueles CD’s e DVD’s que estão em capas trocadas? Está na hora de organizá-los! E aqueles objetos antigos que você vive prometendo que vai consertar a meses e nunca o faz? Melhor jogar fora de uma vez, não é?  Aproveite e jogue fora também revistas, livros, jornais e cadernos que já estão estragados, com as folhas coladas ou que simplesmente não têm mais utilidade. Isso é garantia não só de limpeza, como de saúde para a sua família!

Aproveite para fazer reparos na casa

A faxina de fim de ano não envolve apenas limpar a casa! Aproveite a ocasião para fazer aqueles reparos que precisam ser feitos a bastante tempo, como arrumar as trancas, trocar aquela fiação que está aparente, trocar a lâmpada que mais falha do que fica acessa e também para apertar parafusos de móveis que estejam frouxos. Pode não parecer, mas arrumar esses detalhes fazem toda a diferença em sua casa!

Após fazer a limpeza de cada ambiente, vá colocando um x na sua listinha para garantir que não se esqueceu de nenhum lugar. Dessa maneira, sua casa começará o ano tão limpa que parecerá nova em folha!

E então, ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria