Dicas para escolher o gabinete do banheiro

0
154

Cada vez mais sofisticados e cheios de estilo, hoje os banheiros também são estrelas e ambientes de destaque na decoração das casas. E entre os elementos que compõem o cômodo, um dos mais importantes é o gabinete.

Pequeno armário projetado para armazenar produtos e também para dar suporte a pia, os gabinetes podem ser encontrados em uma infinidade de modelos e materiais. No entanto, não basta ir somente pela estética na hora de comprar o móvel.

Quer saber mais? Veja nossas dicas para escolher o gabinete do banheiro ideal. 

Espaço

Nunca se guie por ‘achismos’ na hora da compra. Portanto, meça bem o seu banheiro e verifique o espaço disponível antes de ir às compras. Caso contrário, você pode comprar um produto que fique muito grande ou desproporcional ao restante do ambiente.

Muito melhor o trabalho rápido de conferir as medidas com uma trena ou fita métrica do que o retrabalho de uma troca, certo?

Avalie as necessidades

Não adianta comprar um gabinete maravilhoso, com aquele espelho gigantesco, se ele não for funcional e atender as suas necessidades. Assim, pense no que você precisa, verifique se às gavetas acomodam os objetos que deseja guardar, se as prateleiras são fortes e suficientes, se a pia não é muito pequena, entre outros fatores.

Pense também nas pessoas que usarão o banheiro. Crianças, idosos e pessoas com deficiência, por exemplo, demandam gabinetes mais acessíveis. 

Material

Os gabinetes podem ser encontrados em uma grande variedade de material: madeira, cerâmica, laminado, pedra, entre outros. Nesse ponto, a questão estética e o estilo de decoração são fatores importantes, claro, mas atenção: se o banheiro for pequeno ou não tiver box, escolha uma peça que seja resistente à umidade.

Se esse for o seu caso, evite pedras muito porosas, compensados ou móveis em MDF, que são mais sensíveis.

Espelhos

Velho truque dos decoradores, o uso de espelhos pode ser transformador, sobretudo em banheiros pequenos. Um gabinete espelhado, além de deixar o ambiente mais claro, é capaz de aumentar o campo visual, dando a sensação de amplitude.

Praticidade

Na hora da compra, avalie se o móvel facilitará a sua vida e o seu dia a dia. Verifique, portanto, se o gabinete é de fácil manutenção, como deve ser feita a limpeza do material do armário, se gavetas ou portas não batem em outros itens do cômodo quando abertos, entre outros.

Tendências

Uma das tendências na decoração de banheiros é a não utilização de gabinetes totalmente fechados, mas de móveis mais vazados e leves com a utilização de cestos ou caixas decorativas para guardar objetos.

Os modelos mais modernos também são suspensos, ou seja, aqueles gabinetes que não se encostam no chão. Esse tipo de móvel, além de facilitar bastante a limpeza, é um importante aliado em banheiros mais compactos: o vão livre dá mais amplitude ao espaço.

Cores

Aqui não existe muito segredo: o estilo do seu banheiro, assim como o seu gosto pessoal, é o que vai ditar a escolha da cor do móvel.

No entanto, lembre-se da regra básica da decoração: tons claros são grandes aliados e os mais indicados para banheiros pequenos. Já quem tem espaço de sobra pode ousar à vontade na escolha das cores: vales tons claros, escuros e até mesmo mesclados.

Gostou das dicas? Quer saber mais? Visite a Casa Show e conte com a ajuda de um especialista no assunto!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria