Pode parecer um mero detalhe, mas a escolha das torneiras influencia não só a decoração do ambiente como também o bom funcionamento da casa. Estética, modelo, funcionalidades, tudo isso deve ser levado em conta na hora da escolha.
Mas, diante de tantas opções no mercado, como escolher a torneira ideal? Conheça os principais tipos de torneiras e dicas importantes para acertar na hora da compra.
Também chamada de torneira com um volante, é a mais básica e popular. Possui um único registro que controla a saída da água, e tem apenas água fria.
São os modelos que contam com um único comando, no qual você controla a quantidade de água e também a temperatura. Ou seja, de acordo com o modo como manipula a torneira você regula ao mesmo tempo a pressão e a temperatura.
Esse modelo tem dois comandos independentes, para água quente e para água fria. Assim, o usuário é quem manipula os dois registros, podendo misturar as duas temperaturas, se preferir.
Torneira termostática
A torneira termostática conta com um dispositivo que controla a saída de água, de maneira que a temperatura e a vazão fiquem constantes.
Torneira com sensor infravermelho
Muito utilizadas em estabelecimentos comerciais, são aquelas que só funcionam quando você aproxima a mão.
Torneira com temporizador
Também utilizada em estabelecimentos comerciais, tem um sistema que controla o tempo de saída de água.
Agora que você já conhece os tipos de torneiras, saiba o que levar em conta na hora de escolher a peça para cada ambiente.
Banheiro
Avalie as necessidades do seu espaço: se for um lavabo comum e você não tem a necessidade de água quente, uma torneira convencional atende perfeitamente. Se quiser mais conforto, os misturadores são ótimas opções, já quer permitem mesclar água fria e quente.
O tamanho da torneira também deve ser proporcional ao da cuba ou lavatório. E atenção: certifique-se de que o jato esteja corretamente direcionado para o ralo, ou você poderá ter problemas com o escorrimento de água.
Quer mais dicas para comprar os acessórios para banheiro? Veja aqui.
Cozinha
Além de um design bonito, a torneira deve ser prática para atender às suas necessidades. Verifique a altura e o comprimento no momento da instalação para que você tenha mais conforto na hora de lavar panelas e louças grandes.
Os misturadores com duchas extensíveis, assim como modelos com mobilidade, também são ótimos para o ambiente. Sofre para lavar louça no inverno? Invista em um modelo com água quente.
Veja aqui mais dicas para escolher torneiras para cozinhas e banheiros.
Lavanderia ou área de serviço
Mais que estilo, aqui o importante é que as torneiras sejam úteis. Escolha um modelo com duas saídas, uma para a máquina e outra para o tanque.
Mais dicas
– As torneiras fazem parte da decoração. Portanto, na hora da escolha leve em conta o seu gosto pessoal e o estilo do ambiente. Por exemplo, em um banheiro mais clássico, use uma peça mais sofisticada, rebuscada; se sua opção for um banheiro moderno, aposte em peças cromadas, com formatos diferenciados.
– Preste atenção na altura da torneira em relação a cuba e também no comprimento da bica, garantindo que o uso seja confortável e que o jato de água esteja corretamente direcionado para o ralo.
– Utilize o arejador. Trata-se de uma peça simples, que já vem acoplada à torneira e que diminui o volume do jato, sem atrapalhar o seu uso. Com um arejador você pode economizar o consumo de água em até 50%. Se sua torneira não vier com o anel acoplado, é possível também comprá-lo avulso.
Gostou das dicas? Agora é só escolher a torneira que vai deixar a sua casa mais bonita.