Dicas para fazer uma limpeza impecável dos pisos

0
5416

Piso limpinho é sinal de beleza, higiene e casa bem cuidada. Por outro lado, pode representar certa dor de cabeça para quem faz a limpeza, mesmo porque a tarefa não é tão simples como parece. Afinal de contas, como limpar os pisos de pedra, cerâmica e porcelanato sem danificá-los? Será que vale tudo na hora de tirar as manchas mais complicadas ou existem produtos adequados para simplificar a limpeza? Essas e outras respostas você encontra a seguir!

Cuidado com os produtos químicos

Nem sempre a melhor solução para limpar o seu piso é usar os produtos químicos que estão guardados em sua dispensa. Água sanitária, cloro e ácidos podem estragar o chão e tirar o brilho da superfície quando utilizados inadequadamente. Tome bastante cuidado! Os produtos “limpa-pedras”, por exemplo, possuem ácido muriático na composição e são indicados apenas para tirar resíduos de cimento ou concreto aderidos à superfície do piso.

O uso de detergente e álcool também apresenta restrições. Por ser um solvente, o álcool pode transferir pigmentos do pano para a superfície, causando manchas difíceis de tirar. Já os desinfetantes abrem os poros do piso e fazem com que o chão absorva mais sujeira.

Limpeza do piso da área interna x limpeza na área externa

Muitas pessoas lavam o piso da área interna de forma similar à área externa, sem qualquer moderação. Lembre-se que o piso da sala não costuma ser igual ao piso da varanda e, portanto, requer cuidados diferentes. Para garantir a beleza e durabilidade do piso de áreas internas, o ideal é equilibrar o uso de água e optar por detergente neutro.

Essa simples medida é eficaz para fazer uma limpeza profunda em pedras, porcelanatos e cerâmicas. Existem, inclusive, detergentes específicos para pisos, que podem ser facilmente encontrados em Home Centers. Em todo o caso, o detergente de uso diário também pode ser usado para esse fim – lembre-se, porém, que este produto rende menos.

Pano úmido: será que funciona?

Essa é a solução mais eficiente e menos danosa para o piso: rodo e pano úmido. Mesmo assim, com o tempo, qualquer material de construção que entre em contato contínuo com a água acaba se deteriorando. Justamente por isso, até o uso do pano úmido deve ser comedido.

Caso o piso esteja em bom estado de conservação, a manutenção diária  deve consistir apenas em varrer ou aspirar o chão. Depois disso, basta passar o passo úmido. Já para limpezas quinzenais mais profundas, é necessário usar detergente neutro diluído em água.

Dicas extras para sua limpeza

  • Evite o uso de cerdas de aço, esponjas ásperas ou qualquer outro metal. Eles podem danificar o piso;

  • Leia o modo de uso do produto antes de aplicá-lo;

  • O detergente não deve ficar no piso. Ele precisa ser retirado com água e seco imediatamente com um pano macio;

  • A aplicação de cera líquida é permitida, mas o produto deve ser específico para o tipo de piso;

  • Mármores, ardósias e granitos devem ser previamente impermeabilizados.

E aí, você gostou das nossas sugestões de limpeza? Como você higieniza o piso da sua casa? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria