Dicas para escolher um bom eletricista

0
1210
Eletricista

Para evitar gastos desnecessários e proteger não só você mas também a sua família, todo cuidado é pouco na hora de contratar um eletricista. Confira as dicas da Casa show e saiba o por que você deve contratar um.

 

Eletricista

Antes de contratar um profissional para cuidar da parte elétrica da sua casa ou estabelecimento comercial, é recomendável ter cautela para evitar surpresas desagradáveis. Como a fiscalização não consegue atender todas as empresas prestadoras de serviços nessa área nem mesmo controlar as atividades dos autônomos, o próprio cliente deve averiguar se o fornecedor é qualificado.

 

Uma saída é pedir certificados de cursos voltados para o segmento no qual ele atua, segundo o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que tem forte atuação na capacitação deste tipo de profissional.

Além dos certificados dos cursos profissionalizantes, todo técnico da área elétrica deve estar de acordo com a Norma Regulamentadora 10, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo da NR 10 é estabelecer requisitos e procedimentos básicos que garantam a segurança e a saúde dos trabalhadores – mesmo se eles interagirem apenas indiretamente com instalações e serviços elétricos.

 

Segundo o Senai, o consumidor também deve pedir um descritivo do que será feito no serviço contratado, a quantidade de material a ser utilizado, valores relativos à mão de obra, determinação e cumprimento dos prazos estabelecidos, além de manter um acompanhamento durante a execução do trabalho e sempre questionar o profissional quando surgirem dúvidas.

 

Dar preferência para empresas legalmente estabelecidas é outra recomendação. Mesmo que num primeiro momento o custo de um eletricista autônomo seja tentador, é preciso avaliar bem os riscos. Em caso de um acidente provocado por falhas na instalação, por exemplo, e necessidade de se pedir uma reparação na Justiça, as chances de receber a eventual indenização são maiores no caso do réu ser uma pessoa jurídica, que em geral é mais estruturada financeiramente.

 

O Senai afirma que atualmente muitos consumidores já começam a atentar para a importância de tomar estes cuidados. Outra forma de avaliar o eletricista é buscar referências do seu trabalho e observar se ele demonstra experiência no assunto tratado.

 

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here