Dicas para enfrentar a Recessão de Água

0
1020

O assunto do momento em todas as mídias e em nossas preocupações é a escassez de água. Um assunto que há alguns anos atrás pareceria cenário de ficção cientifica, hoje é um drama vivido por diversas famílias das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, e começando a preocupar nos outros estados da região sudeste e consequentemente, todo o país.

E o que podemos fazer para amenizar a situação, além de torcer pela chuva e cobrar atitudes contundentes de nossos governantes?
Tentaremos responder essa pergunta nesse post. Vamos lá.

Economize

Diante dos atuais fatos, a economia já não é uma opção e sim uma obrigação. Veja 10 dicas importantes para economizar água.

1 – No Banho:  Não fique com o chuveiro aberto durante todo o banho. Desligue o chuveiro para se ensaboar. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2 – Ao escovar os dentes: escove os dentes com a troneira fechada. Enxague a boca com um copo de água. É o suficiente.

3 – Na descarga: Tenha certeza que ela está em perfeito funcionamento, sem vazamentos. Não utilize-a desnecessariamente, descartando nela lixo ou outros detritos. E lembra da campanha “faça xixi no banho“? Então, está na hora de aderir!

4 – Na torneira: Feche bem as torneiras. De gota em gota, desperdiçamos muita água.

5 – Vazamentos: Está na hora de consertar todos. Um simples buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6 – Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7 – Na lavagem de louças:  Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

8 – Regar jardins e plantas:  Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9 – Lavar carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar roupa. Ou opte por lavagens ecologicamente corretas. Já existem empresas que trabalham com esse serviço, sem utilizar água.

10 – Na limpeza da casa: use somente a vassoura. Em caso de muita necessidade, utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.

 

 

Estoque

Para momentos de recessão, é importante também ter um estoque de água. Nessas horas, uma boa Caixa d’água, faz toda diferença. Inclusive, em resposta à onda de queixas de falta de água em São Paulo, a Sabesp mandou cartas a clientes, orientando-os a manter caixas-d’água capazes de abastecer os imóveis por 24 horas.

Outros  profissionais aconselham a manter uma caixa d’água em casa, que supra 2 dias de consumo.

Veja algumas dicas para hora de comprar sua caixa d’água:

Observe os critérios para instalar a caixa
A caixa deve ser instalada em um lugar bem alto para que a água possa descer com potência suficiente e escoar pelo cano. Além disso, o local precisa ter estrutura para aguentar o peso da caixa, afinal, cada 1000 litros de água equivalem a 1 tonelada. Pense nisso também na hora da construção e instalação da caixa.

Saiba qual deve ser a capacidade de sua caixa
Para comprar a caixa perfeita, você deve considerar se mora em casa ou apartamento, pois nos apartamentos, a pressão da água é maior, logo, se consome mais água. A quantidade básica é de 150 litros diários por pessoa em uma casa e de 200 litros diários por pessoa em um apartamento, faça a conta pensando que  uma residência deve ter água na caixa suficiente para dois dias. Nesse link você pode calcular automaticamente a quantidade necessária para sua família.

Fique sempre atento para evitar qualquer desperdício e vamos juntos enfrentar essa fase, da melhor maneira possível!
E você, também tem alguma dica?

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria