Dicas de reforma para banheiros pequenos

0
2299

Nem todos têm o privilégio de ter um banheiro espaçoso com hidromassagem, pias duplas, um gabinete amplo que dê conta de todos os objetos…

Mas, isso não significa que um banheiro pequeno não possa ser lindo e, ao mesmo tempo, prático e funcional. Quer maximizar o pouco espaço disponível nesse cômodo? Confira as nossas dicas de reforma para banheiros pequenos.

Móveis e organização

Lembre-se que menos é mais. Nada de muitos móveis em banheiros pequenos. Mesmo que você não tenha espaço para um gabinete generoso, opte por armários projetados que vão aproveitar o espaço da melhor maneira.

Aproveite também as paredes! Nichos, ganchos e armários aéreos são ótimas soluções. Cestas ou caixas organizadoras também são grandes aliados para guardar miudezas, além de agregarem charme à decoração do ambiente.

Ah, e na hora de organizar os objetos de higiene pessoal e acessórios como toalhas, deixe à mão o que você mais precisa ou usa com frequência e tire do banheiro o que não for realmente necessário.

Cores

Cores escuras não são as melhores opções para quem está construindo ou reformando um banheiro pequeno, elas podem dar a impressão de que o espaço é ainda menor. Portanto, prefira os tons claros.

Quer um espaço mais ousado e vibrante? Sem problemas. Você pode utilizar cores mais escuras e vivas em detalhes, como em faixas decorativas, pastilhas e acessórios.

Espelhos

Os espelhos não servem apenas para conferirmos o nosso visual. Além de bonitos e elegantes em qualquer decoração, eles são ótimos aliados quando se quer causar a impressão de que o cômodo é maior, já que aumentam a sensação de profundidade. Assim, abuse de espelhos e peças espelhadas na decoração do seu banheiro.

Iluminação

Um banheiro bem iluminado também dá a sensação de amplitude. Assim, se possível, não abra mão de uma janela, que irá garantir a incidência de luz natural, além de ventilar o local e capriche na iluminação artificial.

Aposte em uma iluminação clara, com diversos pontos de luz e prefira lâmpadas brancas: elas dão a sensação de limpeza e deixam o espaço mais funcional. Invista também em uma luz direcionada para o espelho, o que te ajudará muito na hora da maquiagem ou de fazer a barba.

Boxes

Boxes transparentes e lisos são os mais indicados para banheiros pequenos, pois não vão criar uma barreira visual, que pode diminuir o espaço. Prefira também os modelos com portas de correr, que não precisam de espaço para abertura.

Pisos e revestimentos

Na hora de escolher pisos e revestimentos para banheiros pequenos, além da preferência por tons claros, prefira aqueles com formas e estampas menores.

Lembre-se também de escolher um material que tenha uso recomendado para banheiros, como os que podem receber água em abundância na região do box, pisos antiderrapantes e revestimentos que tenham resistência à umidade.

Louças

Na hora de escolher as louças como pias e vasos, lembre-se sempre da proporcionalidade, evitando assim peças extravagantes ou que ocupem mais espaço que o necessário. Para cubas, são boas opções as de semiencaixe e as de apoio, que permitem o uso de uma bancada mais estreita.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Que tal colocá-las em prática? Visite a Casa Show e encontre o que há de melhor para reformar o seu lar!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria