Dicas de luminárias para a sala de estar

0
1017

A iluminação é um dos fatores mais importantes na hora de compor a decoração do lar. Muito mais que beleza, ela que vai trazer funcionalidade, conforto visual e aconchego aos ambientes.

E com a sala de estar não seria diferente. Um dos espaços mais importantes da casa, já que se trata de uma área social onde recebemos visitas, amigos, ou vemos aquele filme com a família, a iluminação da sala deve ser prática, bela e cômoda.

Mas em meios a tantos pendentes, lustres e lâmpadas, como saber qual a melhor opção para o espaço? Confira nossas dicas de luminárias para a sala de estar e acerte nas compras!

Iluminação Direta X Indireta

Antes de investir em qualquer lâmpada ou luminária, é preciso pensar em que tipo de iluminação quer para o ambiente. O mais recomendado para as salas de estar é a iluminação indireta, que cria um efeito mais intimista e aconchegante. Além disso, essa iluminação é suave e difusa, permitindo um maior controle do ofuscamento, o que garante maior conforto visual.

Mas, isso não significa que você não possa ter uma iluminação direta na sala, principalmente se utiliza o espaço para leitura ou outra atividade que exija uma iluminação melhor. Para clarear determinada superfície, sem comprometer o clima mais aconchegante pedido pela sala, você pode contar com itens como luminárias de mesa ou de chão, por exemplo.

Pendente

Com cabos à mostra em sua estrutura, em conjuntos ou sozinhos os pendentes ficam perfeitos na iluminação da sala. Podem ser colocados no centro do cômodo, se o pé-direito for alto e o acessório não interferir na visão ou passagem, ou em cantos e laterais, proporcionando uma interessante iluminação direta para um espaço ou objeto específico.

Plafon

Opção mais prática e discreta, o que de modo algum significa menos estilo. São ótimas escolhas para salas com pé-direito reduzido, já que ficam próximos do teto.

Existem muitos modelos de plafons que podem ser utilizados na sala de estar, desde os mais modernos, com metais, aos mais clássicos ou sóbrios, com cristais, vidros e tecidos.

Lustre

Peça mais refinada, o lustre tem sua luz amplificada pelo espaço quando utilizado. Perfeito para ambientes mais clássicos e sofisticados, pode ser feito de cristal, metal ou vidro.

A peça pode ser utilizada como iluminação geral do cômodo, no entanto, para uma melhor iluminação do ambiente, funciona melhor como complemento à decoração.

Spot

Luz geralmente utilizada para destacar uma peça ou ponto específico. Hoje é possível encontrar no mercado diversos modelos de spots, inclusive com lâmpadas à mostra.

Luminária de mesa

Se você gosta de ler um bom livro ou o jornal diário na sala, uma luminária de mesa pode fazer toda a diferença. Proporcionando luz direta onde é colocada – sendo, portanto, uma ótima solução na falta de pontos de luz no teto, a luminária de mesa pode ainda fazer toda a diferença na decoração com suas lindas formas e cores.

Luminária de chão

Ótimo elemento decorativo para os cantos da sala, a luminária de chão proporciona uma iluminação mais intensa do que os acessórios de mesa, também auxiliando na falta de pontos de luz no teto. Podem proporcionar iluminação direta, indireta e difusa, dependendo do modelo e do propósito que quer com a peça.

 

E você, que tipo de luminária prefere para a sua sala? Independente de qual, visite a Casa Show e encontre tudo o que precisa para uma iluminação perfeita!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria