Dicas de iluminação para banheiros

0
691

Para qualquer ambiente da casa, escolher a iluminação certa é um dos fatores mais importantes.  Ela não tem que ser só funcional, precisa também destacar cada cantinho ou objeto da melhor forma.

No banheiro, é claro, não poderia ser diferente. Ele é um lugar muito pessoal, onde atividades importantes e relaxantes do dia a dia são realizadas e onde geralmente nos arrumamos para sair. E esse é justamente o ambiente em que mais se erra na iluminação.

Mas antes de apresentar os tipos de luz ideais para o local, vamos dar algumas dicas importantes.

Primeiro, pense na luz que vai preencher o espaço como um todo. Em seguida, avalie os focos de luz específicos para execução de alguma tarefa ou para destacar algum objeto. Ilumine todos os cantos, mas destaque sempre os mais importantes.

Em seguida, considere as cores do teto e das paredes na hora de adquirir as lâmpadas. Existem infinitas opções, com diferentes designs e funcionalidades, porém é preciso focar no tipo que mais se adéqua ao lugar, prestando sempre atenção na utilização do banheiro em diferentes horários do dia.

Agora, dê uma olhadinha nas luzes que podem deixar seu banheiro mais iluminado e bonito.

 

Plafon

É um dos tipos de iluminação mais indicados. Ele fornece luz uniformemente e destaca o banheiro inteiro. Sua iluminação é intensa e eficiente, e seu design traz estilo e modernidade para o lugar.

 

Lustre

Se você e o seu banheiro combinam com elegância e sofisticação, é provável que você escolha um lustre. Ele reluz em todo o local de maneira confortável e pode ser combinado com spots que direcionam a luz para cantinhos específicos.

 

Sanca

Com um efeito limpo e moderno, a sanca proporciona uma atmosfera relaxante, acolhedora e intimista em qualquer banheiro, além de ser uma das principais tendências para esse tipo de ambiente.

 

Arandela

As arandelas são ótimas para destacar um ponto específico. Elegantes e tradicionais, geralmente são posicionadas em cima ou ao lado da pia.

 

Espelho com iluminação

Ótimos para quem adora se arrumar e se maquiar, os espelhos iluminados estão com tudo. A dica é colocar uma fita de LED ao redor do espelho e pronto! O consumo de energia é baixo, a instalação é fácil e ainda tem controle de intensidade da luz. Porém, esse formato é insuficiente sozinho.

 

Spot

Os spots são antigos aliados na iluminação de banheiros. Eles têm uma luz linda e moderna e podem ser embutidos nos tetos ou nas paredes.

 

Agora você já está pronto para deixar a iluminação do seu banheiro ainda mais bonita. E é claro que na Casa Show tem todos esses produtos que a gente indicou acima. Vem conferir!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria