Dicas de iluminação externa para a sua casa

0
395

As áreas externas da casa, como os jardins, a garagem e a entrada, também pedem iluminação especial. Mas o melhor de tudo é que é possível, sim, unir criatividade, segurança, beleza e funcionalidade. Basta prestar atenção às dicas que daremos a seguir.

Primeiramente, deve-se pensar no posicionamento, na proteção das luzes e nos diferentes resultados que elas podem proporcionar. Também é preciso atentar a fatores climáticos, como chuva, umidade e calor excessivo. As lâmpadas precisam estar protegidas, com a instalação elétrica sempre preservada de forma cautelosa.

Existem inúmeros tipos e formatos de iluminação externa, mas os mais utilizados são os spots, os refletores e os espetos.

Os spots são a última tendência do mercado. Além de versáteis, eles colocam em evidência móveis, objetos, paredes e árvores, de maneira sutil e sofisticada.

Os refletores são tipos mais comuns de iluminação, principalmente porque sua potência prioriza a segurança do local, com foco em visitantes e trechos como escadas e rampas, evitando acidentes. Entretanto, eles precisam ser usados com cautela, para não “cegar” as pessoas.

Outra opção bem utilizada são os espetos luminárias fixadas em pequenos postes ou pedestais. Esse tipo traz um charme e um encanto bem contemporâneo e é muito utilizado para demarcar caminhos na entrada ou no quintal.

Não podemos deixar de ressaltar que não é só o tipo de lâmpada que faz a diferença, mas o seu posicionamento também. Dependendo da sua disposição, ela pode destacar lugares e objetos específicos, como vasos, árvores, móveis, etc.

As cores das lâmpadas também são relevantes. Tons mais suaves agregam leveza e sofisticação, além de realçar pontos estratégicos. Tons quentes como amarelo e âmbar transmitem a sensação de relaxamento e conforto e proporcionam efeitos de sombras e vultos. Já os tons esverdeados oferecem efeitos naturais à paisagem e são muito usados para destacar arbustos, árvores e plantas.

 

Com essas dicas, você já está preparado para iluminar as áreas externas da sua casa com muita versatilidade e estilo, sem deixar a utilidade de lado. Ah, e você também pode conferir, em nossas lojas ou no site da Casa Show, vários tipos de produtos sobre os quais falamos aqui. Não deixe de aproveitar!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria