Descubra os principais tipos de telha para casa

0
2067
Tipos De Telhas Para Casa

A escolha da telha depende da sua necessidade e do seu projeto, pois alguns modelos podem proporcionar conforto térmico, transparência, beleza e/ou leveza.

Tipos De Telhados Para Casa

 

Embora em muitas construções a escolha das telhas e o telhado da casa e feita quando a edificação já está quase pronta, o ideal é que a cobertura seja planejada desde o início do projeto. Para evitar incomodações com as mudanças do tempo – ventanias ou calor excessivo – é muito importante seguir a recomendação do fabricante quanto a inclinação indicada no produto. A instalação também é essencial: as bordas das telhas devem ser fixadas à estrutura do telhado.

 

Principais pontos a serem observados na escolha da telha:

  • Leve em conta a inclinação do telhado.
  • Nas telhas há a informação sobre grau de inclinação que são indicadas. Se usar uma como mais ou menos inclinação do que o indicado para o telhado vai entrar calor, água, vento. Por exemplo, se a a telha exige uma inclinação de 5%, se for instalada em 40% vai ser arrancada facilmente pelo vento.
  • Observe se o produto é homologado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  • Analise se o tipo de telha combina com o formato do telhado e o estilo de construção. Normalmente o arquiteto já define o tipo de telha em relação a estética do projeto. O estilo da casa determina o tipo de compra.
  • A qualidade do material vai influenciar na durabilidade do produto.

 

Cuidados na instalação das telhas: 

  • É imprescindível contratar um profissional que entenda da estruturação da cobertura, encaixe e fixação de telhas.
  • As bordas das telhas devem ser fixadas. As de cerâmica por exemplo, se uma borda levanta acaba levando todas as outras junto.
Tipos De Telhas Telhados

Veja abaixo alguns dos tipos de telhas encontradas e faça a instalação das mesmas de acordo com as especificações do fabricante:

 

Telha Cerâmica (barro): Proporcionam bom isolamento térmico, porém por conta de seu peso é necessário uma estrutura de telhado bem feita. A inclinação das telhas cerâmicas variam de 30 a 35%, mas verifique sempre a inclinação do fabricante do produto. O consumo de telhas fica entre 15 a 17 peças/m².

 

Telha de Concreto: Proporcionam conforto térmico, principalmente as brancas que refletem a luz do sol, e versatilidade de formas e cores. São impermeáveis as chuvas, diferentemente das telhas cerâmicas que absorvem um pouco de água. Seu consumo é de 10 a 15 peças/m².

 

Telha de Fibrocimento: É o melhor custo/benefício do mercado. A estrutura do telhado pode ser mais simples, pois são telhas mais resistentes e leves. Porém precisam ser bem fixadas para que não haja problemas com chuvas e ventos. A inclinação mínima é de 15%. Os tamanhos encontrados no mercado são próximos a 1,22m X 2,44m (comprimento x largura), dependendo do fabricante.

 

Telha de Vidro: As telhas de vidro proporcionam a entrada de luz nos ambientes. São utilizadas conjugadas com as telhas cerâmicas ou de concreto em ambientes que precisam de iluminação. Necessitam de limpeza constante.

 

Telha Metálica Galvanizada: São telhas de aço que possuem perfil trapezoidal e perfil ondulado. A espessura padrão das chapas das telhas são: chapa 22 (espessura 0,80mm), chapa 24 (espessura 0,65mm), chapa 26 (0,50mm) e chapa 28 (0,43mm).

 

Telha Metálica Galvalume: Galvalume é o nome dado para a chapa de aço revestida com uma camada de liga Al-Zn, que é aplicada pelo processo de imersão a quente. O Galvalume combina também a resistência estrutural do aço à durabilidade do alumínio. É utilizado onde se requer resistência à corrosão atmosférica, elevada refletividade de calor, resistência à oxidação em temperaturas elevadas aliadas a um melhor aspecto superficial.

 

Telha Termoacústica: São caracterizadas por duas telhas convencionais preenchidas entre elas por poliuretano, isopor (EPS), lã de vidro ou lã de rocha ou uma única telha metálica com revestimento inferior. Proporciona um ótimo conforto térmico.

 

Telha Ecológica: São feitas a partir de camadas de fibras vegetais impermeabilizadas com betume e protegidas por resina. Elas são leves e fáceis de instalar.

 

Telha de Policarbonato: Suas principais características são a transparência e a resistência. Os formatos das telhas de policarbonato são semelhantes às telhas de aço galvanizado e alumínio e às telhas de fibro-cimento. Elas possuem tratamento contra o ataque dos raios UV garantindo assim uma vida útil muito maior, não amarelam e não perdendo a transparência. São fixadas por materiais especiais para não danificar o policarbonato.

 

Telha Calhetão: São fabricadas de fibrocimento e próprias para vencer vãos livres maiores, entre três e nove metros. Por suas peças serem compridas permitem que o telhado tenha uma inclinação reduzida, mínima de 5%.

 

Telha Translúcida de Polipropileno: São fabricadas a partir da composição de resinas termoplásticas especiais que favorecem a luminosidade natural do ambiente, ideais para instalações em telhados, coberturas e fachadas. Elas permitem, em média, a passagem de 70% da iluminação natural.

Agora é só escolher a melhor telha para a sua obra e mãos a massa!

 

Até a próxima!

 

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here