Como decorar com pastilhas no banheiro?

2
2160

Se você está construindo ou reformando o banheiro de casa, saiba que as pastilhas são elementos curinga na decoração e na funcionalidade deste espaço. Afinal, agregam um toque de estilo e modernidade a esse ambiente, de forma muito prática e versátil. No mercado, é possível encontrar inúmeras opções do material e, além disso, as formas de aplicá-lo também podem variar a depender das suas preferências e do estilo do seu banheiro.

Quer aprender a usar pastilhas para revestir (e decorar) o seu banheiro? Então confira nosso post e saiba como!

Saiba distinguir as pastilhas

Antes de qualquer outra coisa, é preciso conhecer os tipos de pastilha para escolher a que melhor se adequa ao seu ambiente. Veja a seguir as características de cada uma:

  • Pastilha de porcelana e cerâmica – Revestimento marcado pela beleza e praticidade. Esse tipo de pastilha se destaca por ser muito fácil de limpar.

  • Pastilha de vidro – Esta pastilha tem qualidade superior às pastilhas de porcelana e cerâmica, pois ela oferece um melhor acabamento e maior durabilidade. O preço é competitivo e a variedade de cores é enorme. Há ainda as pastilhas de vidro adesivas, que apresentam as mesmas vantagens, mas são mais fáceis de instalar e retirar quando você enjoar da decoração.

  • Pastilha de coco – A pastilha de coco dá aos espaços um toque artesanal e elegante ao mesmo tempo. O acabamento de madeira fica super charmoso, com uma pegada rústica-chique.

  • Pastilha de inox –  Por ter um acabamento metalizado ou escovado, este tipo de pastilha é mais recomendado para cozinhas e áreas gourmet. Para os banheiros, a pastilha de inox não é recomendada.

Pastilhas: versatilidade a toda prova

As pastilhas podem ser usadas no banheiro de diferentes maneiras. Elas podem aparecer no acabamento, em um detalhe em uma faixa vertical ou horizontal, em formato de L, dentro do box, dentro de um nicho, na bancada ou até mesmo na parede inteira. Isso vai depender diretamente dos seus gostos pessoais e do seu orçamento.

Faça um planejamento

A única regra em relação ao uso de pastilhas no banheiro é o bom senso – afinal, não há limites para utilizar esse material. Assim, o ideal é que você tenha um projeto formal de construção ou  reforma, além de planejar com antecedência qual tipo de pastilha será usado e como será a sua aplicação. Isso é importante para garantir a economia do projeto e o bom resultado estético. Lembre-se também de escolher a cor, estilo e o formato de forma criteriosa para não se arrepender depois da instalação!

Cuidado com as cores

Como já dissemos, é importante prestar atenção à cor da pastilha para não deixar o espaço sobrecarregado ou escuro demais. Banheiros claros ficam super bacanas tanto com pastilhas de cores fechadas (preto, grafite, chumbo) quanto com pastilhas de cores mais vivas (coral, turquesa, verde). As pastilhas miscelânea – que são multicoloridas – também são boas pedidas.

Se o banheiro tiver pastilhas escuras em toda sua extensão, o mais recomendado é que o rejunte, a cuba e os acessórios tenham uma cor clara (branco, bege) ou uma tonalidade bem aberta, como vermelho ou amarelo. O efeito fica bem moderno e nada clichê! Um bom projeto de iluminação também ajuda a clarear o ambiente e valorizar a pastilha.

Viu como a pastilha é um elemento que faz bonito na decoração de banheiros?  Gostou das nossas dicas para utilizar esse material? Deixe você também sua opinião nos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.