Como decorar a mesa para a ceia de Natal?

0
1195

O espírito natalino já está pairando pelo ar. Está aberta a temporada de presentes e planejamento para a ceia de Natal. O momento é mais do que oportuno para reunir os amigos e familiares para celebrar essa data especial.

Para deixar tudo ainda mais bonito e interessante, vale a pena investir na decoração da residência, especialmente nos ornamentos da mesa. É em torno dela que a confraternização acontece e ganha vida, é em volta dela que as pessoas queridas agradecem pela fartura e pelas bênçãos do ano. Sendo assim, nada melhor do que montar uma bela e apetitosa mesa de Natal. Quer saber como fazer isso? Então confira as nossas dicas!

Defina a quantidade de mesas

É importante definir como será o serviço da sua ceia, para só então estipular a quantidade de mesas. Normalmente, as famílias gostam de separar uma mesa exclusiva para as farofas, saladas e assados. Se essa for a sua escolha, capriche na apresentação dos pratos. Há também quem opte por acrescentar à decoração de Natal, uma mesa posta. Nesse caso, é importante investir em detalhes como candelabros, guardanapos de tecido, sousplats, porta-guardanapos, etc.

Aposte em uma mesa temática

Um jeito alegre e lúdico de decorar a mesa da ceia é usar e abusar de elementos natalinos, como Papai Noel, velas, pinheiros, duendes, sinos e bolas. Até a toalha, pratos e guardanapos podem seguir o tema natalino. As crianças vão adorar e a decoração vai ficar carregada de significado.

Saiba escolher as cores

Não existem muitas regras em relação à decoração das mesas de Natal, no entanto, é importante que os tons utilizados dialoguem entre si. A combinação de verde, branco e vermelho é super clássica, mas você também pode recorrer ao azul com prata, verde com dourado, roxo com prata, vinho com dourado, vermelho com dourado, dourado com branco ou até mesmo em uma decoração multicolorida.

Invista em uma bela toalha

Se a sua mesa não tiver um tampo bonito, não se desespere! Invista em uma bela toalha de renda ou outro tecido mais sofisticado. Para propostas mais irreverentes, a toalha pode ser estampada com flores ou motivos natalinos. Você escolhe!

Dê destaque ao arranjo de centro

Para embelezar a mesa de Natal, é fundamental montar um arranjo central bem imponente, com uma altura que não atrapalhe o diálogo das pessoas sentadas à mesa. O arranjo pode ser de flores naturais ou artificiais, frutas, enfeites natalinos, galhos e folhas secas. É só soltar a imaginação!

Pense nas louças e na prataria

Escolha as louças e a prataria de acordo com o estilo da decoração da sua mesa. Peças de vidro vermelho ou verde ficam simplesmente incríveis, mas os cristais clássicos e louças brancas também são bem-vindos. Já nas ceias mais elegantes e formais, os elementos dourados, acobreados e prateados trazem o brilho necessário. Além da beleza das peças, não se esqueça de que elas devem estar impecavelmente limpas.

Não tenha medo de inovar

Ao montar a decoração da sua mesa, procure sair do lugar-comum. Use fotos da família, coloque lembrancinhas ao lado dos pratos, monte seus próprios sousplats e porta-guardanapos com elementos reciclados e seja criativo o suficiente para decorar com estilo e personalidade. Nesse sentido, fica muito bacana colocar tags com recadinhos afetuosos sobre a mesa. Fica lindo e emocionante!

E então, você gostou das nossas sugestões? Como você costuma decorar a mesa da ceia? Conta para a gente, vai! Até a próxima e boas festas para você!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria