Como decorar uma cozinha pequena?

0
1579

Ter uma cozinha espaçosa é o sonho de todo mundo que adora viver aventuras gastronômicas em casa, não é verdade? Pena que, com a construção de imóveis cada vez mais compactos, esses ambientes estão se tornando menores dia após dia. E o que fazer diante dessa nova realidade? Como ter uma cozinha bonita, organizada e funcional, apesar da limitação do espaço? Pois continue lendo o nosso artigo e descubra já:

Priorize o absolutamente essencial

É só andar um pouco ou navegar por alguns minutinhos na internet para encontrar uma série de eletrodomésticos, utensílios e objetos decorativos para equipar completamente sua cozinha, não é mesmo? Assim é fácil ficar confuso diante das inúmeras possibilidades e difícil resistir à tentação do consumismo desenfreado! No entanto, quando há pouco espaço disponível, é preciso ser forte e escolher apenas o essencial, caso contrário, em vez de conseguir um efeito bonito e equilibrado, a aparência do cômodo será de entulhamento e confusão generalizada. Com isso em mente, dispense os itens supérfluos, dê preferência a peças funcionais e, antes de fazer qualquer nova aquisição, sempre se pergunte se aquele item realmente terá utilidade no seu dia a dia.

Aposte nos armários suspensos

Para otimizar o espaço, mantendo a cozinha sempre bonita e organizada, invista em armários suspensos. Além de charmosos, esses elementos não comprometem a área de circulação e, ainda por cima, aumentam a praticidade do ambiente, já que as louças, assadeiras e panelas ficam sempre à mão. Quanto ao modelo, à cor e ao estilo de seus armários, fique à vontade para escolher o que melhor se adapte à proposta decorativa da sua cozinha. Se o ambiente faz a linha mais retrô, por exemplo, nada melhor do que móveis e eletrodomésticos com um toque cereja, lembrando a década de 1950, não concorda?

Foque no espaçamento entre os elementos

Quem tem uma cozinha pequena tem também o grande desafio de aproveitar o ambiente da melhor maneira possível. E isso inclui a correta disposição e o adequado espaçamento dos móveis. Segundo especialistas, a pia deve ficar entre o fogão e a geladeira, ou seja, fogão e geladeira nunca podem ficar juntos, para que um não interfira na temperatura do outro. Quando o espaço é realmente muito reduzido, a geladeira deve ficar na parede de frente para o fogão. Nesse caso, a área de circulação livre se transformará em uma espécie de corredor. Vale ressaltar que entre os móveis e eletrodomésticos maiores deve haver, no mínimo, 90 centímetros de folga. Então separe a fita métrica e cheque essas medidas!

Tome cuidado com os artigos decorativos

Esculturas, bibelôs, galheteiros sofisticados, louças decorativas e outros enfeites podem ficar lindos em muitos lugares — especialmente nas prateleiras das lojas! —, mas não em cozinhas pequenas. Espaços compactos pedem limpeza visual, o que significa que você deve focar em manter a decoração clean, com poucos objetos, cores claras nas paredes e zero frescura! É só seguir essa dica à risca que sua pequena cozinha será grandiosa em charme, estilo e funcionalidade.

E então, gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática na hora de decorar sua cozinha? Tem alguma outra sugestão a dar? Comente aqui e compartilhe suas opiniões conosco! Participe e enriqueça nosso post!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria