Decoração sustentável: Veja 7 formas de reutilizar rolos de papel

0
518

Em tempos de sustentabilidade e consumo consciente, nada melhor como decorar a casa reaproveitado elementos que inicialmente seriam descartados. Do lixo ao luxo, é possível criar composições surpreendentes usando a reciclagem como ponto de partida e até mesmo rolos de papel higiênico podem se transformar em versáteis matérias primas para criar um efeito arrasador. Quer saber como usar esses rolos para decorar a sua casa com criatividade, estilo e personalidade? Então confira algumas formas de reúso desse material. A sua casa e o planeta agradecem pela iniciativa!

Painel decorativo

Com uma dose de criatividade, tesoura e um pouco de tinta, você tem incríveis painéis decorativos de rolo de papel higiênico. Basta cortar o rolo em pequenos anéis, com espessura entre 0,5 e 1 cm. Depois você deve vincar os anéis para formar pétalas ou folhas. Você pode pintar com tinta spray metalizada para o efeito ficar ainda mais elegante. Depois da secagem, é só colar na parede montando os desenhos que você desejar, de flores a arabescos. O fato é que ninguém vai desconfiar que se trata de rolos de papel higiênico.

Quadros

Que tal misturar arte e reciclagem, combinando rolos de papel e molduras prontas. Caso você prefira, dá para confeccionar a sua própria moldura usando o papelão do rolo. Para o visual ficar mais leve e despojado, opte por pinturas modernas, abstratas ou que remetam à Pop Art. Fica muito bom!

Vasos

Use os rolos de papel para criar vasos delicados para colocar flores. Você pode usar várias técnicas de pintura ou decoupagem e liberar a sua imaginação para montar itens bem personalizados. O melhor de tudo é que essa opção é sustentável, barata, prática e esteticamente bacana. Para aumentar a durabilidade, impermeabilize o vaso usando verniz.

Enfeites infantis

A gente disse que os rolos de papel higiênicos são versáteis. E são mesmo! Com eles você consegue montar porta-trecos, enfeites infantis, brinquedos e muitos outros itens para decorar o quarto das crianças. Você pode até enfeitar o rolo usando papel de presente ou adesivos coloridos de personagens. Seu filho vai adorar!

Porta guardanapo

Outro jeito simples e elegante de usar os rolos de papel higiênico é transformá-los em belos porta-guardanapos. Basta cortar o rolo em anéis, pintar os aros e fazer um arremate com flores de tecido, pedrarias, tecido,  pérolas ou sisal.

Luminárias

Para encher sua casa de luz e estilo, aposte em luminárias feitas de rolo de papel higiênico. O processo é um pouco mais demorado do que nas sugestões anteriores, mas o visual fica lindo, pois as luminárias promovem uma iluminação mais difusa, suave e aconchegante. Vale a pena testar!

Decoração natalina

Já estamos em dezembro e o clima de natal começa a invadir as residências. Para decorar suas comemorações de fim de ano, faça árvores, flores e pinheiros de rolo de papel higiênico. Se quiser deixar tudo mais bonito e iluminado, use e abuse dos pisca-piscas.

E aí, gostou dessas ideias? Está pensando em aproveitar os rolos de papel higiênico para decorar a sua casa? Não esqueça de voltar aqui para nos contar como ficou. Compartilhe suas opiniões com a gente nos comentários.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria