Decoração personalizada: 7 maneiras de deixar sua casa com a sua cara

3
1278

A intenção de todo mundo ao decorar sua casa é criar um ambiente único e especial. Queremos nos ver refletidos em nossos objetos e escolhas.

No entanto, muitas vezes o apanhado de móveis e itens pode se revelar desconectado de nossa vida. Tudo ali tem uma razão de existir, mas, em conjunto, já não faz sentido. Quando essa sensação aparece, o melhor a fazer é providenciar uma decoração personalizada com urgência.

Você pode lançar mão de vários truques e ideias. Veja algumas opções:

1. Adote um tema para a pintura dos quartos

Se seus filhos têm seus próprios quartos, esses espaços viram o “mundinho” deles. Imagine então se você conseguir, de fato, transformar aquele ambiente no universo da criança? Para isso, escolha um tema que tenha apelo para seu filho e que, ao mesmo tempo, permita uma paleta com ao menos 3 cores diferentes. Por exemplo, se seu filho adora o Capitão América, você pode adotar uma das cores do uniforme dele (vermelho, azul e branco) nas paredes e todas em objetos decorativos salpicados no quarto.

2. Restaure um móvel de destaque

Uma ótima saída para um móvel de valor afetivo que já está gasto, mas que não queremos descartar, é a restauração. Pense no cômodo da casa onde esse móvel terá mais impacto. Observe o local e tente visualizar o objeto ali.

Quando você tiver uma ideia clara de como ele pode ficar lindo, parta para a ação: pesquise o material de que é feito e as tintas, texturas, colas e materiais mais adequados para reformá-lo. Escolha as cores e estude as técnicas que vai utilizar. Organize-se e tenha uma dedicação regular a esse projeto até que esteja concluído.

3. Misture estampas

Um jeito muito simples de renovar o visual de qualquer cômodo é misturar as estampas. Reunir padrões e estilos diferentes, mas complementares — como a temática geométrica com tapete de estilo Mondrian e almofadas de desenhos 3D ou a mistura de padrões, como flores e listras — é um exemplo do que pode ser feito.

O truque é manter sempre algo em comum: cores, elementos ou formas.

4. Integre seus hobbies e conquiste uma decoração personalizada

Hoje em dia o que se busca é uma integração real da casa com a vida de quem vive nela. Se você tem um hobby, integre os objetos dele na sua morada. No caso, por exemplo, de um ciclista noturno, instalar a bike em ganchos na sala fica supermoderno e urbano. Ou se você gosta de tricô, crochê ou técnicas similares, decore o quarto de costura com as linhas, agulhas e miudezas.

5. Quebre a monotonia dos banheiros com adesivos

Reformar o banheiro ou a cozinha pode ser difícil; o acabamento em azulejos impede ajustes pequenos, levando a reformas completas sempre que se deseja mudar algo. Um recurso rápido e prático para renovar é aplicar adesivos sobre os azulejos. Isso moderniza o local sem quebra-quebra e permite mudanças posteriores, caso você se canse da estampa.

6. Ilumine com peças surpreendentes

Hoje existem inúmeras peças de iluminação (spots, pendentes, lustres, luminárias) que atendem a diversos gostos. Esses objetos tornaram-se, eles próprios, itens de decoração. Para decorar com beleza, uma luminária deve ser proporcional ao cômodo e não pode ser comprada só com base em sua estética. É fundamental avaliar também a intensidade da luz, à noite, para garantir que a iluminação (função primária do objeto) atenda às necessidades daquele cômodo.

7. Use fotos de família na área íntima

Uma casa com fotos familiares nos ambientes é sempre acolhedora. Espalhar suas memórias é um ótimo artifício para que a casa tenha mais a sua cara. Um lugar curinga para exibir as fotografias é o corredor, pois é um espaço no qual todos os familiares circulam de forma constante. Todas essas ideias são viáveis para serem colocadas em prática em sua casa; os custos são relativamente baixos.

O tempo que você vai investir na realização de qualquer um desses projetos será gratificante, pois uma decoração personalizada vai deixar seu lar muito mais bonito!

E esse exercício de criatividade e dedicação pode te trazer novas ideias e projetos, num círculo vicioso de realizações. Para se inspirar, que tal conferir nosso post com 6 tendências na decoração de interiores?

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.